Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sedia iniciativa internacional para monitoramento da camada de ozônio e radiação solar



Começam hoje (19) e seguem até o dia 8 de março as atividades de um evento de grande importância internacional sediado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se da 1ª Campanha Iberoamericana de Calibração e Intercomparação de Instrumentos para Medição de Ozônio Total e Radiação Solar Ultravioleta, em colaboração com a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) da Espanha e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Durante as próximas semanas, a UFSM receberá mais de 20 especialistas e operadores de instrumentos de diversos países ibero-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile e Equador. O foco desses profissionais será atualizar e calibrar os instrumentos utilizados na medição da camada de ozônio e dos níveis de radiação solar ultravioleta que atingem a superfície terrestre.
 
O ozônio é uma forma de oxigênio que ocorre naturalmente na atmosfera terrestre. Ele desempenha um papel crucial na proteção da vida na Terra, agindo como um filtro que absorve uma parte dos raios ultravioleta do sol, os quais podem ser prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. A radiação solar ultravioleta, por sua vez, é uma forma de energia emitida pelo sol. Embora seja essencial para processos como a fotossíntese nas plantas e a produção de vitamina D em humanos, a exposição excessiva a essa radiação pode causar danos à pele e aumentar o risco de câncer de pele.
 
Um dos destaques desta campanha é a integração dos resultados à rede EUBREWNET, uma iniciativa desenvolvida pela AEMET que permite o monitoramento em tempo real da camada de ozônio e dos níveis de radiação ultravioleta em todo o mundo. Com isso, a UFSM consolida sua posição de referência na pesquisa atmosférica e fortalece os laços de cooperação entre os países ibero-americanos em questões ambientais e científicas de relevância global.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-4910

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes