Na tarde desta segunda-feira (19), o Centro de Tecnologia da UFSM recebeu uma menção honrosa da Diretoria do Departamento de Arquivo Geral (DAG) pelos relevantes serviços prestados no resgate do acervo arquivístico da instituição, atingido pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024. A homenagem foi entregue ao diretor do CT, professor Tiago Marchesan, pela diretora do DAG, Débora Flores, durante a 10ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional na UFSM para destacar os esforços de recuperação do patrimônio documental afetado pelas inundações.
A contribuição do CT que motivou a menção honrosa veio em três formas principais: a unidade disponibilizou seu estoque de máscaras da pandemia para os bolsistas envolvidos no resgate, cedeu estudantes que trabalhavam no arquivo do Centro para as ações emergenciais no DAG e teve servidores e alunos atuando diretamente nas operações de salvamento.
No dia 30 de abril de 2024, o arquivo permanente da UFSM, localizado no subsolo do prédio da Reitoria, ficou completamente submerso após o transbordamento do lago adjacente. O acervo, com cerca de 12 mil caixas de documentos históricos, foi um dos primeiros atingidos no estado. Diante da emergência, o DAG organizou uma força-tarefa com professores, técnicos, militares e voluntários para retirar os materiais e iniciar o processo de recuperação.
A menção honrosa, entregue ao CT e a vários outros indivíduos e setores, reforça a importância da colaboração entre setores e unidades na Universidade, além de valorizar a ação coletiva na preservação da memória institucional e histórica da UFSM.

Texto e edição – Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!