Na quinta-feira (22), aconteceu no Prédio 9F a primeira edição da Next – Feira de Oportunidades, evento que recebeu mais de 1,5 mil visitantes ao longo de toda a “Área de Conexões”. No espaço, 17 empresas de relevância estadual, nacional e internacional expuseram produtos, áreas de atuação e oportunidades para os estudantes do Centro de Tecnologia (CT).
No início da tarde, durante o momento da abertura, foi anunciada a criação de uma plataforma de oportunidades para estudantes do CT, o Talent Hub, que funcionará como um “mini LinkedIn da unidade de ensino”. Nela, os alunos poderão criar um perfil com seu currículo e suas qualificações, enquanto as empresas anunciarão as oportunidades de emprego ou estágio e as habilidades requeridas para cada vaga.
O cadastro das empresas na plataforma inicia na próxima semana, enquanto o dos alunos começará a partir do próximo mês. As empresas que participaram da Next – Feira de Oportunidades terão acesso pelo período de um ano. Para o acadêmico de Engenharia Acústica, Jóshua Cordeiro, o evento chamou a atenção por ter sido sua primeira chance de criar conexões com o mercado de trabalho dentro da UFSM. “Meus momentos favoritos no foram a feira de oportunidades, que me proporcionou contato com diversos profissionais”, destaca o estudante.
A Next foi idealizada CT junto do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (InovaTec). O objetivo é ser uma ponte entre o universo acadêmico e o setor produtivo, conforme explica a secretária administrativa da unidade de ensino e uma das responsáveis por organizar o evento, Tatiana Stradiotto: “a universidade promove eventos para a captação e permanência dos alunos, mas não havia um evento para prepará-los no momento de saída da universidade. Essa também era uma demanda das empresas, que desejam divulgar suas oportunidades”.
Conexões e reconexões com a UFSM
Das 17 empresas, pelo menos duas tinham em seus estandes representantes que vieram de Santa Maria. John Deere, referência internacional na produção de maquinários agrícolas, montou um estande composto apenas por egressos da UFSM formados no Centro de Tecnologia.
“Eu trabalho na unidade de Horizontina e muitos dos profissionais de lá são oriundos daqui, como é o meu caso. A empresa sempre tenta se aproximar dos alunos porque sabemos que a universidade forma profissionais muito capacitados”, afirma Júnior Osmari, engenheiro da empresa e formado em Engenharia Mecânica pela UFSM. Ele ainda destaca a importância desse evento para colocar alunos em contato com empresas das quais eles somente ouvem falar e das suas diversas possibilidades de atuação no ramo da tecnologia.
O Átrio do Prédio 9F estava cheio de dispositivos tecnológicos. No entanto, um dos estandes mais procurados consistia basicamente em duas pessoas e dois notebooks. Era a área de exposição da Google, que foi representada pela gerente de Atração e Desenvolvimento de Talentos no Canadá e América Latina, Bruna Seibert, e o engenheiro de software, Eduardo Kapp, naturais de Santa Maria.
Quando se fala em Google, geralmente a primeira coisa que vem à mente são os serviços de busca oferecidos pela empresa. No entanto, sua área de atuação é diversa, com espaço para os mais diversos profissionais da área da tecnologia. “Trabalhamos com tecnologias do passado, do presente e do futuro”, enfatiza Kapp.
Engenheiro de software há um ano e três meses no Google, ele participou de grupos de pesquisa na área de telecomunicação durante a graduação. Com o objetivo de aplicar no mercado de trabalho o conhecimento adquirido na pesquisa acadêmica, ele passou a atuar no setor de Ciência de Dados. “É uma trajetória pouco comum, consequência de ter desbravado as oportunidades que apareciam. Se me dissessem no primeiro semestre do curso que eu passaria por tudo isso, eu não acreditaria”, conta o egresso de Engenharia Elétrica da UFSM.
Antes da sua atuação no setor de RH da Google, onde trabalha há três anos e meio, Bruna se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana e fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. “Toda formação é relevante pelo repertório que ela nos oferece e possibilidade de conexão com alunos e professores, o que dá uma visão de carreira mais ampla”, destaca a profissional ao falar sobre a importância da formação acadêmica na sua vida profissional.
A oportunidade de trocas proporcionadas pelo Next foi importante não apenas para os estudantes, mas também para os profissionais. “Desde a minha graduação eu queria trabalhar no Google. Achava a coisa mais incrível do mundo, mas ao mesmo tempo inalcançável. Para mim é muito emocionante vir aqui junto com o Eduardo e mostrar que é possível, mas obviamente com muito esforço e resiliência”, disse Bruna.
Sucesso de público garante a realização de novas edições
A partir das 17h o evento deu início aos talks, em que profissionais do Crea, Google, BAT, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, Prolec GE Brasil, Forte Security, Focklink, Bruning Tecnometal, WEG Equipamentos Elétricos e John Deere sobre mercado de trabalho e gestão de carreira na área da tecnologia em palestras de 15 minutos.
Além dos 1,1 mil estudantes que se inscreveram antecipadamente para a programação da tarde do Next, há os que fizeram sua inscrição na entrada do evento. Com a soma dos dois grupos, a organização estima que a feira teve mais de 1,5 mil visitantes. Tatiana Stradiotto, uma das organizadoras da Next, relata que, por ser a primeira edição, a Feira de Oportunidades não tem uma periodicidade definida. Mas, pela boa resposta do público, deve ocorrer anualmente.


Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Pedro Pereira, jornalista