Entre os dias 26 e 30 de maio, foi realizada a semana comemorativa dos 10 anos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM. A programação contou com diversas palestras ao longo da semana, incluindo a participação da Embraer, que apresentou temas de interesse para os estudantes.
O evento foi organizado pela Escola Piloto de Engenharia Aeroespacial da UFSM (EP-AERO), projeto de extensão coordenado pelo professor Giuliano Demarco e presidido pela estudante Carolina Barbara Massinatore) com cooperação da Coordenação do Curso de Engenharia Aeroespacial e apoio da Embraer.
No primeiro dia de atividades, a Embraer apresentou seu Programa de Especialização em Engenharia (PEE), voltado à formação de recém-graduados e considerado uma porta de entrada para a atuação profissional na empresa. A palestra foi conduzida por Luiz Fernando Nolf, coordenador do programa, e contou também com a participação de Caroline Schwantes e Arthur de Nardi, estudantes do curso que compartilharam suas experiências no programa Summer Job da Embraer. Na terça-feira, Alan Augusto Tomaz e Rodrigo Hernanes Bezerra Diniz relataram sua trajetória até chegarem ao setor de desenvolvimento de tecnologia da empresa, com foco em sistemas de controle ambiental.
Na quarta-feira, Fortunato Neto, egresso do curso, abordou a transição da universidade para o mercado de trabalho, com base em sua experiência atual na Boeing. Já na quinta-feira, Nicole Lemons, também ex-aluna da UFSM, explicou como conquistou seu estágio e apresentou o projeto em que atua atualmente na Mac Jee. Encerrando a semana, na sexta-feira, Karen Veloso, do setor de Recursos Humanos da Embraer, falou sobre as oportunidades disponíveis na empresa e compartilhou dicas práticas sobre a elaboração de currículo e a construção de um perfil profissional no LinkedIn.
As palestras foram bem recebidas pelo público, com destaque para o formato leve e acessível, que ajudou a manter o engajamento ao longo da semana. As atividades ocorreram de forma híbrida, com os palestrantes online e os participantes reunidos presencialmente no auditório.

















Para os estudantes, o evento foi uma oportunidade de valorizar a trajetória do curso e de se conectar com empresas do setor. Para a universidade, a semana reafirma o compromisso institucional com a ciência, a formação qualificada e a inovação. Ao todo, cerca de 90 pessoas participaram das atividades.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, professor Marcos Daniel Awruch, a primeira década do curso representa a união entre excelência acadêmica, dedicação e entusiasmo de alunos, docentes e técnicos. “Celebrar os 10 anos do curso é reconhecer o início de uma jornada na formação de engenheiros em uma área estratégica e de alta complexidade tecnológica”, afirma.
Entre os momentos mais marcantes da semana, a cerimônia de abertura — que contou com a presença de um dos fundadores do curso — e o encerramento, foram elogiados pelo público. Também houve sorteio de brindes para participantes que respondessem corretamente a perguntas, o que incentivou ainda mais a participação dos presentes.
Para a presidente da EP-AERO, Carolina Barbara Massinatore, fazer parte da organização foi uma experiência marcante. “Foi um processo muito gratificante, tanto pelo significado da data quanto pelo impacto que conseguimos gerar”, destaca a acadêmica.
A comemoração dos 10 anos foi um marco para toda a comunidade acadêmica da Engenharia Aeroespacial. Eventos como esse são fruto do esforço e da motivação coletiva de estudantes, professores e técnicos, que, dia após dia, consolidam as bases de um curso comprometido com o aprendizado, a pesquisa e o avanço tecnológico.
Texto por Emilly Vargas Wacht, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Fotos – Carolina Barbara Massinatore (Divulgação/ EP-AERO)
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!