Na semana passada, de 01 a 04 de setembro, Foz do Iguaçu foi o palco principal da cibersegurança nacional, sediando a 25ª edição do Simpósio Brasileiro de Cibersegurança (SBSeg). O evento, um dos mais importantes da área no país e classificado como Qualis A4 pela CAPES, reuniu pesquisadores e profissionais para a divulgação de pesquisas e debates sobre segurança da informação. O Centro de Tecnologia da UFSM (CT-UFSM), que sediou a 22ª edição do simpósio, esteve representado nesta edição por trabalhos de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (PPGCC) e da graduação em Ciência da Computação, que apresentaram dois trabalhos de destaque na área.

Organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o SBSeg contou com sessões técnicas, minicursos, workshops e palestras com convidados internacionais. No SBSeg são apresentadas as pesquisas dos principais grupos do país. Atualmente, diversas empresas do setor têm aumentado seu interesse no evento em virtude da importância que a área recebe na sociedade atual. Aspectos como privacidade, criptografia, ataques cibernéticos, técnicas de invasão e contramedidas são alguns exemplos dos tópicos discurso no evento.
As pesquisas do CT apresentadas no Simpósio foram produzidas por três estudantes – Alfredo Cossetin Neto, Luiz Alberto Cabral Bianchi Jr. e Rafael Carneiro Pregardier – orientados pelos professores Dr. Carlos Raniery Paula dos Santos e Dr. Luis Alvaro de Lima Silva, ambos do Departamento de Computação Aplicada (DCOM). Os trabalhos apresentados exploram a aplicação de redes generativas adversariais (GANs) e arquiteturas Transformer, que estão na vanguarda da Inteligência Artificial, para enfrentar desafios complexos na detecção de ameaças cibernéticas.
De acordo com o prof. Carlos Raniery, “os dois trabalhos apresentados versam sobre o tema de geração sintética de dados usando uma técnica de Inteligência Artificial chamada de GAN (Redes Adversárias Generativas), que originalmente foi criada para gerar imagens realistas de pessoas (as famosas deep fakes), mas que aqui usamos para gerar alguns padrões de dados que são necessários para treinar detectores de ataques ou atividades maliciosas na rede. São a continuação de um trabalho que primeiro foi apresentado em uma conferência no Hawaii neste ano (Maio/25) e cuja continuação será apresentada em Bolonha/Itália em Outubro/25″.
Confira os títulos e integrantes das pesquisas:
“TITAN DGA: Uma GAN Otimizada por Divergência KL com Autoencoder Baseado em Transformers para Geração de Domínios Maliciosos”
Autores:
Rafael Carneiro Pregardier (graduação em Ciência da Computação – UFSM)
Luiz Alberto Cabral Bianchi Jr (mestrado do PPGCC – UFSM)
Alfredo Cossetin Neto (graduação em Ciência da Computação – UFSM)
Prof. Dr. Vinicius Fulber-Garcia (UFPR, ex-mestrando do PPGCC)
Prof. Dr. Luis Alvaro de Lima Silva (DCOM/UFSM)
Prof. Dr. Carlos Raniery Paula dos Santos (DCOM/UFSM)
“Aprimorando a Detecção de APTs com Geração de Dados Sintéticos Baseada em GAN-Transformers“
Autores:
Alfredo Cossetin Neto (graduação em Ciência da Computação – UFSM)
Rafael Carneiro Pregardier (graduação em Ciência da Computação – UFSM)
Prof. Dr. Vinicius Fulber-Garcia (UFPR, egresso do PPGCC)
Prof. Dr. Carlos Raniery Paula dos Santos (DCOM/UFSM)
Prof. Dr. Luis Alvaro de Lima Silva (DCOM/UFSM)
A participação dos discentes e docentes em um evento de alto nível como o SBSeg reforça a qualidade e o impacto da pesquisa desenvolvida no CT-UFSM, colocando a Universidade no centro das discussões nacionais sobre cibersegurança e inteligência artificial.
Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações do prof. Carlos Raniery.
Foto: acervo pessoal.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!