Entre os dias 20 e 22 de outubro, o hall do Centro de Tecnologia foi o palco da terceira edição do CTec Talks. O evento, realizado pela Subdivisão de Projetos do CT, foi um espaço de compartilhamento e troca de conhecimento, no qual os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e projetos, oferecendo à comunidade uma visão prática das inovações desenvolvidas na nossa universidade. Cada uma das mais de 80 apresentações foi feita no formato de pitch rápido e objetivo, possibilitando que o público conhecesse diversos projetos em um curto espaço de tempo.
Neste ano, a organização do evento proporcionou a capacitação dos estudantes antes do evento, com uma Oficina de Pitch e uma Oficina de Voz na Comunicação. Houve também um sorteio, entre os apresentadores, de uma bolsa de estudos, durante um semestre, na escola de idiomas Study English.
O CTec Talks surgiu em 2023 como um momento de exposição dos projetos desenvolvidos pela comunidade do Centro, a fim de proporcionar uma oportunidade dos alunos desenvolverem suas habilidades de comunicação e conhecerem outros projetos criados no CT. Inspirado nos formatos TED (Tecnologia, Entretenimento e Design – apresentações curtas realizadas por especialistas, empreendedores, artistas e líderes de diferentes partes do mundo) e Pitch (apresentação rápida e objetiva que busca convencer alguém sobre uma ideia), o evento busca “inspirar outros alunos a participarem dos projetos e também proporcionar uma oportunidade para os alunos treinarem a habilidade de comunicação em público”, diz Elisete Kronbauer, chefe da Subdivisão de Projetos do Centro de Tecnologia.
Para a estudante de Engenharia Civil, Ana Cláudia Vogel, “o CTec Talks foi uma experiência muito especial”. O trabalho apresentado por Ana Cláudia, intitulado “Capacitação, Gestão e Qualidade: Formando Profissionais de Excelência”, desenvolvido pelo Sistema de Gestão de Laboratórios (SGLab CT), promove capacitações e treinamentos baseados na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (norma técnica que estabelece os requisitos para a competência de laboratórios de ensaio e calibração). Segundo a estudante, a participação no evento veio “como uma forma de divulgar o trabalho que desenvolvemos nos laboratórios, mostrando como ele contribui para a formação de profissionais mais qualificados e conscientes sobre a importância da qualidade”.

Para Andrey Pereira, estudante de Engenharia de Telecomunicações, apresentar sua pesquisa no CTec Talks também foi uma experiência positiva. “Fiquei satisfeito em poder mostrar um pouco do trabalho prático e da relevância científica do nosso projeto”. O trabalho “Metodologia para Avaliação de Arco Elétrico CA/CC no Sistema Elétrico incluindo Ferramenta para Cálculo de Energia Incidente” destaca a importância da Energia Incidente (EI) para a segurança no setor elétrico. A pesquisa, desenvolvida no Laboratório de Altas Correntes (HC Lab/UFSM), envolve ensaios controlados para medir com precisão o calor gerado por arcos elétricos.

As fotos do evento estão disponíveis no link do drive (clique aqui).
Texto por Emmanuelly Zini, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!