O Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (CT-UFSM), por meio de seus departamentos e laboratórios, está atuando em um projeto estratégico de modernização da infraestrutura urbana do município de São Sepé. A iniciativa exemplifica a aplicação do conhecimento técnico-científico da Universidade em benefício do desenvolvimento regional.
No último dia 17 de novembro, uma equipe multidisciplinar do CT-UFSM realizou uma visita técnica ao município para um diagnóstico detalhado de pontos com demandas específicas. A comitiva teve a presença da professora Tatiana Cervo, docente do Departamento de Transportes e vice-diretora do Centro, dos professores João Francisco Carlexo Horn (Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Sílvio Lisbôa Schuster (Departamento de Transportes), além do pós-graduando Lorenzo Chaves Pacheco (PPGECAM).

A visita consolidou o início dos trabalhos para a elaboração de estudos que irão embasar três frentes de ação principais:
- Qualificação de Pavimentação: Análise da fresa de asfalto aplicada anteriormente no município, com o objetivo de desenvolver alternativas técnicas para sua correta reutilização, garantindo pavimentos mais duráveis, seguros e economicamente viáveis.
- Plano de Drenagem Urbana: Levantamento do comportamento hidrológico em diferentes bairros, definindo soluções para prevenir alagamentos, melhorar o escoamento superficial e orientar futuros investimentos em infraestrutura.
- Projeto do Parque Linear do Lajeado do Moinho: Desenvolvimento de uma proposta que integra preservação ambiental, lazer, mobilidade e urbanismo. O plano segue as diretrizes do Novo Marco do Saneamento, focando na despoluição do curso d’água e em sua revitalização como um espaço público de convivência para a comunidade.

Como Funciona a Contratação de Projetos
Parcerias como esta com São Sepé têm início com o contato da prefeitura junto aos docentes dos departamentos do CT-UFSM. A partir disso, são realizadas reuniões e visitas técnicas para o completo entendimento da demanda e a verificação da viabilidade de desenvolvimento do projeto. Apresentada a proposta técnica e orçamentária, o contrato é formalizado por meio de uma Fundação de Apoio, entidade responsável pela gestão administrativa e financeira.
Os recursos são distribuídos conforme as rubricas previstas, incluindo bolsas para discentes, retribuições aos profissionais, custos de ensaios em laboratório e aquisição de insumos. Parte do valor é destinada à UFSM e outra parte é reinvestida diretamente nos laboratórios do Centro de Tecnologia, fomentando a manutenção e a atualização de sua capacidade de pesquisa e extensão. Para assegurar transparência e compatibilidade, os valores dos projetos seguem tabelas referenciais de órgãos públicos, garantindo o alinhamento com as exigências legais e a realidade de mercado.
Este projeto reforça o compromisso do CT-UFSM em ser um agente transformador na região, colocando sua estrutura laboratorial e o conhecimento de seu corpo técnico e acadêmico a serviço do poder público para a construção de cidades mais sustentáveis, seguras e preparadas para o futuro.
Por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações da professora Tatiana Cervo e do jornal Sepeense.
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!