Na última semana do mês de novembro, o Centro de Tecnologia (CT) recebeu cinco alunos da Universidade Autônoma de Ciudad Juárez (UACJ), localizada no México. Os estudantes participaram de uma semana de aulas e atividades do curso de Engenharia Aeroespacial. O intercâmbio ocorreu através do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latinoamericano (PILA).
Os alunos Gibran António Yáñez Juárez, Cesar Román Rubio Valles, Juan Ponce Calderón, Axel Román Rodarte Torres (estudantes de Engenharia Aeronáutica e orientandos do professor Arturo Paz Pérez) e Manuel Piña Olivas, estudante de Engenharia Mecatrônica (orientando do professor Francesco José García Luna) tiveram acesso a aulas do curso de Engenharia Aeroespacial e aos laboratórios de pesquisa do CT. Além de visitar a Base Aérea de Santa Maria e o Hangar, os estudantes puderam apresentar os seus projetos que desenvolvem na UACJ aos estudantes brasileiros, em encontro realizado no dia 26 de novembro, no Auditório Pércio Reis.

Segundo os estudantes, além de promover a aproximação com os estudantes brasileiros e a cultura local, a visita foi marcada pelo acesso a diferentes laboratórios e tecnologias ofertadas pela UFSM: “Você pode fazer o que quiser, porque há muitas coisas para fazer, muitos problemas para resolver, e sim, isso expande a vista do mundo que vivemos aqui”, disse Cesar. Para Axel, “Todos vocês são muito gentis. Todos os alunos e todas as pessoas. E falando sobre a academia, vocês têm muitas coisas”. Para os acadêmicos, a vinda para a UFSM abre portas para que as futuras gerações também realizem um intercâmbio à universidade. “ Que confiem em seus projetos e em suas habilidades. Que façam, definitivamente, que façam [o intercâmbio]”.
Segundo o professor Marcelo Serrano Zanetti, do Departamento de Eletrônica e Computação (DELC), o convênio com a UACJ surgiu em 2024, a partir da visita do professor Arturo Paz Pérez à UFSM, no âmbito do acordo de cooperação internacional. Para o docente Marcelo Zanetti, a visita dos estudantes vindos do México “enriquece nossas experiências, amplia os horizontes dos discentes e permite conhecer e interagir com outras culturas”.

Projetos apresentados pelos intercambistas:
O aluno Gibran António Yáñez Juárez apresentou o trabalho “Projeto Aerodinâmico de Asa para UAV Agrícola”, que trata do desenvolvimento aerodinâmico de um UAV VTOL (drone que pode decolar, pairar e pousar verticalmente como um helicóptero, sem precisar de uma pista) aplicado à agricultura, com seleção de perfis alares e uso de CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional – método científico que usa computadores para simular e prever o comportamento de fluidos – líquidos e gases – e a interação de fluidos com outros sistemas) para otimização e validação futura em túnel de vento.
Cesar Román Rubio Valles apresentou o projeto “Design e Validação Estrutural de Asa para UAV Agrícola”. Trata-se de um projeto estrutural leve e resistente, validado por elementos finitos e análises de fadiga, garantindo integridade em operações agrícolas.
Já Juan Ponce Calderón apresentou “Metodologia CAD para Projeto Conceitual de Aeronave de Asa Fixa”. A metodologia CAD (Desenho Assistido por Computador) trata do uso de softwares para criar e modificar projetos, substituindo o desenho manual. O trabalho de Juan apresenta modelagem 3D completa de aeronave agrícola no SolidWorks (software de design 3D CAD), estruturada para análises futuras e integração de sistemas.
O trabalho de Axel Román Rodarte Torres, “Design e Manufatura Modular de UAV de Baixo Custo”, é um projeto de um UAV (Veículo Aéreo Não Tripulado) modular, econômico e facilmente desmontável, voltado para aplicações civis como mapeamento e topografia.
Manuel Piña Olivas, estudante de Engenharia Mecatrônica, apresentou o trabalho “Aceleração por Hardware para Robô Móvel Omnidirecional”. O projeto trata da implementação em FPGA (Field-Programmable Gate Array – Arranjo de Portas Programáveis em Campo) para acelerar processamento em robô móvel com braço manipulador, integrando ROS2 (estrutura de código aberto projetada para simplificar o desenvolvimento de software para robôs) e algoritmos avançados de navegação.
A semana de atividades marcou mais um passo na consolidação da cooperação acadêmica entre a UFSM e a UACJ, reforçando o papel do CT como espaço de integração internacional e troca de conhecimento. A expectativa é que novas edições do intercâmbio fortaleçam ainda mais as parcerias e ampliem as oportunidades para estudantes de ambas as instituições.

Texto por Emmanuelly Zini, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Foto: Acervo do curso de Engenharia Aeroespacial e professor Marcelo Zanetti
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!