Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Engenharia Civil realiza visita a Usina Hidrelétrica de Itaipu

Atividade aproxima acadêmicos de grandes obras de engenharia



O curso de Engenharia Civil realizou a 7ª edição da visita técnica à Usina Hidrelétrica Itaipu, nos dias 17 e 18 de setembro. A viagem foi organizada pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET – Engenharia Civil), com transporte custeado pelo curso, que disponibilizou 31 vagas para estudantes de Engenharia Civil. 

O PET – Engenharia Civil teve seus trabalhos iniciados a 12 anos atrás, tendo como principal objetivo o estímulo dos hábitos de estudos dos alunos do curso além de melhorar a integração entre todos. O programa também é responsável pela organização das visitas técnicas até a Usina Hidrelétrica Itaipu. Maiara Heinrich, estudante do 9º semestre de Engenharia Civil e participante do PET-Civil, relata sua experiência durante a viagem. “ Essa [usina] é uma construção muito emblemática, não é uma que a gente vê com maior frequência, porque para nós na engenharia é diferente de você ir visitar uma casa, um prédio.”, a estudante ainda diz “Eu acho que é uma experiência muito rica para os alunos terem essa visão ampla de tudo.” 

O professor Silvio Lisboa Schuster, do Departamento de Transportes, pela primeira vez acompanhou os alunos na visita técnica. Para Silvio, o curso de Engenharia Civil é composto de disciplinas bastante distintas e a visita técnica ajuda os alunos a conectarem os diversos assuntos tratados em sala de aula. “Então, é uma experiência que possibilita que os alunos enxerguem isso também, essa visão holística que o aluno consegue ter, e ver que as coisas não são tão separadas” declara o professor. 

O aluno Vinicius Vieira, estudante do 7º semestre, relata que a visita foi uma experiência única: “Estar em um dos maiores empreendimentos de engenharia do mundo é algo que impressiona pela grandiosidade, pela complexidade das obras e pelo impacto positivo que [a usina] gera na matriz energética do Brasil”. O estudante ainda ressalta o aspecto de integração da atividade: N“A viagem foi ainda mais especial devido à parceria entre os amigos do curso, que tornou o longo trajeto mais leve”. 

Marcos Rodolfo, estudante do 10º semestre e participante do PET-Civil, foi um dos organizadores da viagem e afirma que “participar da organização pelo PET Civil também foi muito gratificante, pois possibilitou contribuir para que essa oportunidade chegasse a todos os colegas. Sem dúvida, atividades como essa ampliam nossa visão profissional e reforçam a importância de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.” Quanto à experiência, relata: “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto uma das maiores obras de engenharia do mundo, que integra praticamente todas as áreas que estudamos no curso”.

A Itaipu Binacional oferta visitas institucionais de forma gratuita. Para realizar o agendamento da visita, basta acessar o site.


Texto por Emmanuelly Zini, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM
Fotos: acervo pessoal prof. Silvio Lisboa Schuster
Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7343

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes