Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes de Engenharia Civil colocam criatividade e conhecimento à prova no I Concurso de Pontes de Palito de Picolé

Evento promovido pelo PET Civil UFSM no Hall do CT substituiu o tradicional macarrão por palitos de picolé, tornando a competição mais acessível e mantendo o caráter educativo e integrador



O Hall do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM foi palco, na quarta-feira da semana passada (29/10), da primeira edição do Concurso de Pontes de Palito de Picolé. Organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil, o evento desafiou dez equipes a projetarem e construírem pontes em escala reduzida, utilizando apenas palitos de picolé e cola. A iniciativa buscou integrar a teoria das disciplinas de Estruturas e Resistência dos Materiais com a prática, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a integração entre os estudantes.

A competição, que teve o apoio da coordenação do curso de Engenharia Civil e da professora Larissa Degliuomini Kirchhof (do Departamento de Estruturas e Construção Civil – DECC) premiou as duas estruturas com maior resistência à carga. A equipe vencedora recebeu quatro licenças do software TQS EPP3 (empresa patrocinadora do evento) e um prêmio em dinheiro de R$ 2 mil. Já a segunda colocada garantiu quatro assinaturas anuais do portal Projetou, uma plataforma online com mais de 90 cursos que também patrocinou a atividade.

Pontes de palito produzidas pelas equipes do concurso (foto: divulgação PET Civil)

Do Espaguete ao Palito de Picolé: A Evolução da Competição

O I Concurso de Pontes de Palito de Picolé marca uma nova fase nas tradicionais competições estruturais promovidas pelo PET Civil (grupo sob a tutoria do professor André Lübeck, também do DECC), que por anos realizou o Concurso de Pontes de Espaguete. A mudança de material foi uma estratégia para aumentar a acessibilidade e a participação dos alunos. O espaguete, item utilizado nas edições anteriores, possuía um custo elevado, o que acabava desestimulando a formação de equipes.

A ideia de utilizar palitos de picolé surgiu a partir de uma experiência bem-sucedida no Projeto “Engenheiros do Futuro”, também desenvolvido pelo PET com alunos do Ensino Médio. O material se mostrou mais econômico, resistente e de fácil manuseio. No novo formato, o grupo oferece um kit de apoio contendo dois pacotes de palitos e uma cola de madeira, reduzindo significativamente o custo para os participantes e democratizando o acesso à competição.

Regras, Ensino e Aplicação Prática

Equipe “(des)Equilibradas” testando a resistência de sua ponte (foto: divulgação PET Civil)

Os protótipos de ponte, que deveriam ser indivisíveis e sem pintura, foram submetidos a rigorosos critérios: as dimensões precisavam estar entre 5 e 20 cm de largura, até 30 cm de altura, e conter um vão livre de 1 a 1,2 metro. O peso máximo permitido era de 800 gramas, sendo vedado o uso de qualquer tipo de fixação adicional, como roletes, fitas ou travas.

O momento decisivo do evento foi o teste de carga: em frente ao público atento, as pontes foram submetidas a uma carga crescente até a sua ruptura, permitindo avaliar o desempenho estrutural de cada projeto. A ponte da equipe vencedora, intitulada “(des)Equilibradas”, atingiu o peso máximo disponível inicialmente (152 kg) sem apresentar sinais de ruptura. A fim de verificar o limite real de resistência da ponte, foram adicionadas novas cargas e a ponte atingiu a carga de ruptura com 176 kg. A equipe “(des)Equilibradas” foi formada pelas estudantes Ana Carolina Abadi de Moura, Ana Lúcia Atarão Horn, Caroline de Matos Vieira e Louise Ester de Campos. Em segundo lugar ficou a equipe “Força G”, formada pelos estudantes Carolina Costa Canavezi, Gabriel Rontani Mittmann, Jonatan Poersch Ciotti e Victor
Brum Bauer, cuja ponte suportou um peso de 74kg.

Para os alunos matriculados na disciplina de Isostática, ministrada pela professora Larissa, a participação no concurso rendeu pontuação extra, reforçando a conexão direta entre os conceitos aprendidos em sala de aula e a sua aplicação em um contexto real.

Sucesso e Continuidade

O evento permitiu que os estudantes compreendessem, de forma experimental, o comportamento de estruturas submetidas a esforços reais, consolidando-se como uma ferramenta poderosa de aprendizado e integração. O sucesso da iniciativa, que deve ter continuidade em edições futuras, reafirma o compromisso do PET Civil UFSM e da coordenação do curso em promover atividades que valorizem a prática da engenharia e o protagonismo estudantil na organização e execução de projetos.

Estudantes do PET Civil UFSM, equipe organizadora do evento (foto: divulgação PET Civil)

Texto por Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM, com informações do PET Civil UFSM.

Quer divulgar suas ações, pesquisas, projetos ou eventos no site? Acesse os serviços de Comunicação do CT-UFSM! Siga o CT nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7472

Publicações Recentes