Ir para o conteúdo CT Ir para o menu CT Ir para a busca no site CT Ir para o rodapé CT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CT une ensino e pesquisa em acústica com medições na BSCT e projeto nacional de paisagem sonora

Atividades da Engenharia Acústica aplicam conhecimento acadêmico em benefício da universidade e da sociedade



Por meio da disciplina Acústica de Fachadas e da participação no projeto “Paisagem Sonora pelo Brasil”, estudantes e pesquisadores aplicam o conhecimento produzido na universidade em atividades que beneficiam a própria instituição e contribuem para a preservação de ambientes sonoros no país. Assim, CT busca seu protagonismo nacional na área da acústica ao desenvolver ações que integram ensino e pesquisa aplicada.

Estudantes do curso de Engenharia Acústica realizaram medições de isolamento sonoro aéreo e de impacto na Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia (BSCT) como parte das atividades da disciplina Acústica de Fachadas, ministrada pela professora Viviane Suzey Gomes De Melo, do Departamento de Engenharia Civil.

Ao longo da disciplina, os alunos aplicaram metodologias e critérios técnicos utilizados na prática profissional em um ambiente real de uso coletivo. A atividade possibilita a aproximação entre teoria e prática, além de promover a vivência de situações encontradas no exercício da profissão.

A iniciativa exemplifica como o conhecimento desenvolvido no CT pode ser aplicado em benefício da própria universidade, ao mesmo tempo em que qualifica a formação dos estudantes e fortalece a integração entre ensino e aplicação prática.

Paralelamente às atividades de ensino, o CT também se destaca na pesquisa em acústica ao integrar o projeto “Paisagem Sonora pelo Brasil”, desenvolvido em parceria entre o PPGAUP/UFSM, a USP e a UFRN. A universidade recebeu a visita da coordenadora do projeto “Pai Son Brasil”, financiado pelo CNPq, professora Ranny Michalski.

O projeto tem como objetivo registrar paisagens sonoras de diferentes espaços naturais e urbanos do país, documentando esses ambientes antes que o aumento do fluxo humano e do desenvolvimento urbano modifiquem significativamente suas características acústicas. Entre os locais já registrados estão o Jardim Botânico da UFSM, o Jardim Augusta, em São Paulo, e a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

A equipe também prepara um novo projeto para o registro da paisagem sonora do Geoparque de Nova Palma, em parceria com a prefeitura do município, ampliando a atuação da UFSM em ações de pesquisa voltadas à preservação do patrimônio sonoro.

As iniciativas reforçam o protagonismo e a vanguarda do curso de Engenharia Acústica da UFSM, único no Brasil. Ao articular ensino e pesquisa aplicada, o curso consolida sua posição pioneira na formação de profissionais e na produção de conhecimento com impacto institucional e social.


Texto por Lia Guerreiro, acadêmica de jornalismo, com supervisão da Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM. 

Fonte: Site do CT-UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-375-7643

Publicações Recentes