Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Seminário Aspectos Éticos em Pesquisa e Ensino é realizado na UFSM campus Palmeira das Missões

O evento teve como objetivo explicar o funcionamento das etapas de pesquisas que envolvem aspectos éticos, orientar sobre pontos importantes, além de esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica.

No dia 19 de junho, foi realizado, no auditório da UFSM campus Palmeira das Missões, o Seminário Aspectos Éticos em Pesquisa e Ensino. O evento teve como objetivo explicar o funcionamento das etapas de pesquisas que envolvem aspectos éticos, orientar sobre pontos importantes, além de esclarecer dúvidas de docentes, alunos de graduação e pós-graduação e técnico-administrativos em educação. Também, foi uma oportunidade de aproximação entre a comunidade acadêmica do campus de Palmeira das Missões e os integrantes dos Comitês de Ética da UFSM.

A programação do evento contou com as manifestações do presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), Claudemir de Quadros; da presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), Patrícia Bräunig; do integrante da Comissão de Biossegurança (CIBio) e vice-diretor da UFSM-PM, Daniel Graichen; e da chefe do Núcleo de Apoio e Regulamentação da Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Liciani Pauli. Após as apresentações, o professor Daniel Graichen mediou uma mesa-redonda com os palestrantes, durante a qual os participantes presentes puderam esclarecer dúvidas e conversar com os integrantes dos Comitês de Ética.

Entre os assuntos abordados pelos palestrantes, foram citadas as principais situações de devolução dos projetos, prazos para submissão, documentos importantes, dúvidas recorrentes, principais aspectos das pesquisas com seres humanos, atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem aspectos éticos com animais, pesquisas com organismos geneticamente modificados e pesquisas envolvendo patrimônio genético e conhecimento tradicional associado.

De acordo com o professor Claudemir de Quadros, presidente do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos), esta “foi uma importante oportunidade, para os estudantes e servidores do campus de Palmeira das Missões conhecerem aspectos do funcionamento do CEP e, a partir disso, terem uma possibilidade de atuação mais efetiva em relação ao comitê”.

Entre os assuntos abordados pelos palestrantes, foram citadas as principais situações de devolução dos projetos, prazos para submissão, documentos importantes, e demais dúvidas recorrentes sobre o assunto.

Na avaliação da presidente da CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais), Patrícia Bräunig, o “evento foi importante, pois proporcionou contato direto entre a CEUA-UFSM e os pesquisadores, professores e alunos do campus Palmeira das Missões. Uma oportunidade única para informar sobre as funções da CEUA, esclarecer dúvidas bem como conscientizar sobre o uso ético e legal dos animais em pesquisa, ensino e extensão”. Liciani Pauli, Chefe do Núcleo de Apoio e Regulamentação da Pesquisa (NARP/PRPGP), comenta que “a aproximação com a comunidade acadêmica de Palmeira das Missões, usuária dos diferentes sistemas/protocolos de ensino e/ou pesquisa científica, possibilitou uma interação mais eficaz entre os diferentes sujeitos do processo de análise ética dos projetos. Além de apresentar a dinâmica de trabalho dos comitês/comissões e da análise dos projetos de ensino e/ou pesquisa científica, também oportunizou o esclarecimento das dúvidas sobre o assunto”.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, professor Tiago Zardin Patias, o evento foi uma importante iniciativa para esclarecer algumas dúvidas dos pesquisadores sobre o tema. “O Seminário sobre os aspectos éticos que envolvem a pesquisa foi de fundamental importância, pois clarificou, para toda comunidade do Programa de Pós-graduação em Agronegócios, os cuidados no desenvolvimento de pesquisa que envolvem seres humanos e animais, objetos que estão em boa parte dos projetos de pesquisa dos mestrandos e docentes”.

O Seminário teve o apoio da direção do campus de Palmeira das Missões, da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e Saúde e Ruralidade do campus de Palmeira das Missões.

Assessoria de Comunicação da UFSM-PM