Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Andifes realiza seminário para discutir pós-graduação, inovação e expansão das Ifes



A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza nesta quarta-feira (14) o seminário Pós-graduação, Inovação e a Expansão das Universidades Federais. O seminário faz parte de um ciclo de atividades promovido pela Andifes com a finalidade de construir diretrizes para expansão das universidades federais. O evento inicia-se às 8h, em Brasília, na sede da associação. 

A sessão de abertura será realizada em conjunto pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; pelo presidente da Andifes, João Luiz Martins, o qual é reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa daUFSM, Hélio Leães Hey, que na Andifes é coordenador do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). 

Inovação nas Ifes – O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alvaro Prata, vai abordar o tema “Universidade e a inovação tecnológica: da ideia à geração de emprego e renda”. Logo depois, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Renato de Aquino, vai falar sobre inovação e empreendedorismo. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Danilo Giroldo, vai apresentar um estudo sobre “Distribuição geográfica da pós-graduação e as suas relações com indicadores socioeconômicos no Brasil”. Em seguida, o professor José Ivonildo do Rego, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulga dados sobre a evolução da pós-graduação nas Ifes. 

CNPq – O vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral Neto, vai ministrar uma palestra sobre “O papel do programa Ciência sem Fronteiras na internacionalização ativa e passiva da pós-graduação brasileira”. 

Capes/Sesu – O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, vai abordar os desafios do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) 2011-2020 para consolidação da pós-graduação brasileira e os desafios para as Ifes. 

Na sequência, o secretário de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, falará sobre o novo Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG) e suas três vertentes: Programa de Demanda Induzida, Programa Top 200 e Programa Especial de Fortalecimento da Pós-graduação nas Novas Ifes e Unidades Descentralizadas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-1903

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes