Pós-graduação em Física realiza seminários nesta quinta e sexta

O Programa de Pós-graduação em Física da UFSM realiza seminários nesta quinta e sexta (22 e 23).

Módulos em transcriptomas

Na quinta-feira, às 14h, o professor do Programa de Pós-graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Ronnie Alves, ministra o seminário Módulos em transcriptomas. O seminário ocorre na sala 1121 do prédio 13/CCNE do campus da UFSM.

Neste seminário será apresentada uma estratégia de mineração de grafos para a exploração de módulos obtidos a partir de dados transcriptômicos. A condução do seminário se dará através de um estudo de caso em Diabetes tipo 2, apontando as etapas do pipeline desenvolvido.

Ordenamento de redes protéicas

Na sexta-feira (23), às 9h, o pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, José Luiz Rybarczyk Filho, ministra o seminário intitulado Ordenamento de redes protéicas. O seminário ocorre na sala 1121 do prédio 13/CCNE do campus.

A cada dia surgem novas tecnologias que possibilitam aos cientistas medirem a expressão de inúmeros genes em uma única experiência com uma alta rapidez e eficiência (transcriptomas). Estas tecnologias auxiliam o entendimento do funcionamento de células e tecidos para que possibilitem diagnóstico, prevenção e terapias de doenças. Este trabalho propõe o ordenamento de uma rede protéica que possibilita a compreensão do funcionamento das diversas funções celulares através da análise de transcriptomas (transcriptograma).

A partir de uma lista de associações protéicas de um dado organismo (obtidas no banco de dados do String), foi produzido um algoritmo que procura um ordenamento da rede protéica. Com isto é possível identificar módulos que interagem muito mais intensamente entre si do que com as outras proteínas da rede. Os processos biológicos realizados por estes módulos podem ser descritos por termos do Gene Ontology Project. No seminário será discutido este algoritmo e seus resultados aplicados à rede protéica da Saccharomyces cerevisiae e Homo sapiens. Serão apresentados transcriptogramas, obtidos a partir de transcriptomas disponíveis no banco de dados Gene Expression Omnibus (GEO).

Fonte: Programa de Pós-graduação em Física / UFSM
CCNE – prédio 13 – sala 1123 – térreo