Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Chamada Casadinho/Procad estimula projetos conjuntos de pesquisa entre diferentes instituições



A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM informa que está aberta a chamada pública Casadinho/Procad. Seu objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa que visem ao fortalecimento e à consolidação de programas de pós-graduaçãostricto sensu. Esta é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Os projetos devem estimular a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio da cooperação entre grupos de pesquisa de qualquer região do país, apoiando o financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral, itens de custeio e despesas de capital. 

As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a implementação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando as redes de cooperação. Esses grupos devem estar vinculados a programas de pós-graduação de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa. O prazo final para submissão das propostas é o dia 4 de novembro. 

O edital está disponível no endereço www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/procad/casadinhoprocad.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2008

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes