INEP divulgará resultados do ENADE 2010 a partir de 28 de outubro

A partir do dia 28 de outubro deste ano, estima-se a divulgação das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2010. Na UFSM, 17 cursos realizaram o exame. Os indicadores de qualidade da educação superior dos cursos avaliados serão divulgados publicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em caráter definitivo, por meio do sistema e-MEC.

O ENADE é um dos procedimentos de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), realizado pelo INEP.  Ele tem por objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos pragmáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso.

Os resultados obtidos através do ENADE, juntamente com os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), resultam em um conceito, que corresponde aos indicadores de qualidade da educação superior.

O ENADE é aplicado aos alunos ingressantes e concluintes e é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, ou seja, é essencial para quem deseja se formar. Ele é aplicado mediante prova e questionários ao estudante, sendo uma avaliação anual em relação às instituições de ensino superior, mas trienal para cada curso. Dessa forma, o Enade é aplicado todos os anos, mas de três em três anos em cada curso.

Os cursos que realizaram o Enade 2010 na UFSM foram:

Campus Santa Maria

Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

Centro de Educação Superior Norte-RS – CESNORS

Agronomia, Enfermagem, Zootecnia e Nutrição.

Unidade Descentralizada de Educação Superior – UDESSM

Técnologia em Agronegócio e Tecnologia em Gestão Ambiental.

O curso de Serviço Social – Bacharelado foi inscrito no ENADE 2010, por obrigatoriedade do Ciclo Avaliativo, porém não teve ingressantes, nem concluintes.

Repórter:

Mariana Cunha Fontana