Globo Repórter mostra pesquisas da UFSM

Entre os dias 17 e 21 de outubro, a equipe do programa Globo Repórter, da Tv Globo, esteve na UFSM, elaborando uma reportagem sobre produtos lácteos especiais. A equipe cobriu dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, um na área de carnes e outro na de laticínios.

Na área de laticínios, a professora dra. Neila Richards foi entrevistada e relatou as pesquisas realizadas por ela e sua equipe de pós-graduandos. Dentre os projetos apresentados estavam: iogurte com prebióticos, achocolatado e creme de ricota a base de soro de leite, sorvete simbiótico e leite com ômega 3.  Esses projetos experimentam adicionar produtos naturais que qualifiquem o valor nutritivo da bebida e diminuam o valor calórico.

A importância desse alimento e de seus derivados é constatada nas pesquisas desenvolvidas na área. E a preocupação com o decréscimo de seu consumo com o passar do tempo, é algo preocupante. Por isso, vêm sendo desenvolvidas diversas campanhas para incentivar o consumo de produtos lácteos, destacando os benefícios do leite para a saúde, dos quais, o mais importante é o fato do leite ser fonte de cálcio, mineral fundamental para boa formação dos ossos.

Outro fato importante é que o leite é um alimento de fácil acesso, sendo possível o consumo dos nutrientes para praticamente todas as camadas sociais, inclusive aqueles de renda mais baixa, levando saúde e alimentação saudável para as pessoas. E as pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM ajudam a melhorar ainda mais esse alimento.

Na área de carnes, o projeto “Desenvolvimento de salsichas mistas com carne vermelha e polpa de pescado enriquecidas com fibra” tem por objetivo melhorar as características nutricionais de salsichas através da substituição de parte da carne vermelha por polpa de pescado e da inclusão de fibra de soja na formulação. O produto desenvolvido mantém as características sensoriais das salsichas convencionais, isto é, não há diferenças de sabor e textura.

A salsicha foi escolhida por se tratar de um produto cárneo bastante popular e de baixo custo, acessível à grande parte da população, mas que por outro lado possui conteúdo elevado de gordura (até 30%) rica em ácidos graxos saturados, os quais são associados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, as salsichas, como os demais produtos cárneos disponíveis atualmente no mercado, são desprovidas de fibra alimentar, que é importante para o funcionamento intestinal e ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol sanguíneos, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

A equipe do Globo Repórter acompanhou todas as etapas da fabricação da salsicha em escala piloto (laboratorial) e posteriormente acompanhou uma degustação de cachorros-quentes elaborados com as salsichas enriquecidas, no centro de Santa Maria. Esse projeto é o trabalho de mestrado da aluna Jaqueline Piccolo, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM (PPGCTA), orientado pela professora Tatiana Emanuelli e co-orientado pelo Prof. Ernesto Kubota. Uma equipe de pós-graduandos na área também participa do projeto.

A reportagem produzida pelo Globo Repórter na UFSM vai ao ar nesta sexta-feira (28), às 22h25m, na Rede Globo.

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.