Ciência em revista

A Revista Ciência e Natura, criada em 1979, é uma revista científica semestral do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, que publica artigos científicos e de revisão, atendendo principalmente às áreas da Física, Matemática, Estatística, Química, Geociências, Geografia, Biologia e Meteorologia, bem como a interdisciplinaridade entre elas.

A meta dessa revista é a publicação de trabalhos originais, de caráter científico ou técnico e artigos de revisão, todos destinados a ela com exclusividade. Para isso, a publicação recebe trabalhos da UFSM e de outras instituições, desde que contribuam para o conhecimento científico e sua disseminação.

A revista Ciência e Natura conta com duas versões, uma online e outra impressa. A versão impressa é distribuída a instituições públicas do Brasil e exterior que mostrem interesse em recebê-la e a online é disponibilizada gratuitamente no site da revista www.ufsm.br/cienciaenatura. A publicação trabalha com a perspectiva do livre acesso, com o intuito de democratizar o acesso à informação científica, através da disponibilização de seu conteúdo à comunidade. Para acessar o sistema, basta se cadastrar gratuitamente no site da revista, que hoje conta com mais de 700 pessoas cadastradas, entre autores, editores, avaliadores e leitores.

A revista tem um Comitê Científico formado por professores doutores, representantes das áreas abrangidas pelos CCNE e um quadro formado por Editores Associados. Todos os artigos submetidos a ela são enviados inicialmente para a avaliação de dois consultores na área do trabalho. Se for aprovado por eles e pela decisão editorial, ele é publicado.

A publicação firmou recentemente uma parceria com o CCAA (Centro de Cultura Anglo-Americana). Em caráter experimental, a revista terá seus abstracts e artigos em inglês revisados pelo CCAA, unidade de Santa Maria. Em contrapartida, a Ciência e Natura oferecerá à escola de idiomas um ícone com atalho para o site CCAA, em seu portal, com inclusão nominal dos revisores, junto da equipe técnica da revista e inclusão da logomarca do  CCAA na capa interna da revista impressa. Essa inovação se deve ao fato da revista verificar a necessidade de um trabalho especializado de alto padrão que agregue qualidade aos artigos veiculados neste periódico.

A revista já manteve uma parceria com outra escola de idiomas da cidade, durante os anos de 1996, 1997 e 1998. Depois ela passou por um longo tempo sem revisores, deixando a cargo dos autores essa tarefa. De 2010 até a parceria firmada com o CCAA, foram contratados revisores, custeados através do Pró-Revistas, edital da PRPGP/UFSM. Em julho de 2011, foi feito o primeiro contato com o CCAA e a resposta afirmativa veio cerca de dois meses depois “A principal vantagem é você poder entregar ao leitor um texto mais claro e lapidado” – afirma a editora gerente da publicação, Ligia Manara Miletto Marcuz.

Mais informações sobre a revista Ciência e Natura e como enviar seus trabalhos podem ser conseguidas no site www.ufsm.br/cienciaenatura ou no telefone 3220 8735.

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de jornalismo.

Edição:
Lucas Durr Missau.