Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro Ecumênico da UFSM transforma-se em Centro Multiuso



 

A construção que ocupa o gramado entre o futuro Centro de Convenções e a Reitoria já tem uma nova função, ainda antes de ficar pronta. O prédio que abrigaria o Centro Ecumênico será, agora, um Centro Multiuso. Segundo o vice-reitor Dalvan José Reinert, havia o risco de o edifício ser subutilizado: “Imaginamos que aquela construção poderia ficar muito tempo sem uso. Além disso, a Reitoria pretende realocar as atividades que estavam ocorrendo no Salão Imembuí, por falta de um espaço adequado, para o Centro Multiuso”. Para o Salão, que está localizado no segundo andar do prédio da reitoria, restariam atividades para as quais o local foi originalmente projetado – como exposições artísticas ou manifestações diversas, por exemplo.

 

 

Além da finalidade ecumênica – o termo significa congregação de diferentes credos ou ideologias – o Centro Multiuso receberá, segundo o vice-reitor, formaturas, palestras e várias outras atividades. O projeto arquitetônico, de elaboração das equipes da Pró-reitoria de Infraestrutura – formada pelos arquitetos André Moraes, Alessandro Diesel e Gianine Pivetta – e do curso de Arquitetura e Urbanismo – composto pelos professores Dílson Cechin, Giane Grigoletti e Lucienne Limberger –, foi feito para integrar-se às formas do Centro de Convenções. Como foi desenhado para receber várias manifestações religiosas diferentes, os arquitetos adotaram estratégias para que o prédio tenha uma postura neutra, como a forma quadrada que, segundo os profissionais, resulta em uma arquitetura pura e universal. Além disso, o espaço buscou integrar-se ao ambiente externo através de grandes janelas que valorizam a iluminação natural. Mesmo que a finalidade do Centro tenha se modificado, o projeto arquitetônico foi mantido.

 

 

Conforme a Pró-Reitoria de Infraestrutura, a obra custará R$ 899.980,77 aos cofres da Universidade. O término da construção estava previsto para o dia 17 de outubro, mas a construtora recebeu um aditivo de 90 dias. O prédio deve ficar pronto entre o final de novembro e o começo do ano que vem.

 

 

Repórter:

Gregorio Mascarenhas – Acadêmico de Jornalismo.

Edição:

Gisele Dotto Reginato – Professora da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II.

Matéria produzida na disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2920

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes