Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Câmara de Vereadores entrega Comenda José Mariano da Rocha Filho ao ex-reitor Armando Valandro



A Câmara de Vereadores entregou a Comenda José Mariano da Rocha Filho ao ex-reitor da UFSM, Armando Vallandro, em sessão solene nessa terça-feira (8). A comenda é destinada a personalidades ou instituições que se destacaram na área da Educação em Santa Maria e foi instituída pela Câmara de Vereadores por meio do Decreto Legislativo 01/1999. O prof. Valandro foi representado na solenidade pela esposa, Serena Vallandro.

No pronunciamento em nome do Legislativo, o vereador Manoel Badke, também professor da UFSM, destacou que o agraciado desempenhou importantes cargos na Universidade Federal de Santa Maria, iniciando atividades como professor Auxiliar de Ensino e, posteriormente, diretor da Faculdade de Veterinária, decano do Centro de Ciências Rurais, vice-reitor e reitor. Médico veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1945, começou a trabalhar na Universidade Federal de Santa Maria na década de 60, no departamento de Microbiologia e Parasitologia, como especialista em inspeção de carnes e derivados. Lecionou em seis cursos de graduação. “Vallandro ajudou Dr. Mariano da Rocha na criação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, trazendo amigos e colegas seus de Porto Alegre para lecionarem na UFSM”, observou.

Durante os anos de 1973 e 1974, assumiu a vice-direção do Centro de Ciências Rurais, do qual o professor Derblay Galvão era o diretor, e quando este assumiu a vice-reitoria, Armando Vallandro tornou-se diretor do CCR de 1975 a 1978. Quando ainda estava na direção do Centro de Ciências Rurais, Mariano da Rocha criou a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e convidou Vallandro para ser o primeiro pró-reitor. “Professor Vallandro conta que quando recebeu o convite, questionou como iniciaria o trabalho e que Mariano da Rocha teria respondido a ele: Meu filho eu estou aqui para criar problemas, e vocês para resolvê-los”.

Em 1982, foi escolhido reitor da UFSM e, durante o mandato, criou o Serviço de Fruticultura e prestou apoio ao Hospital Veterinário de Santa Maria. Armando Vallandro conseguiu recursos para transferir o Hospital Universitário do centro de Santa Maria para o campus de Camobi e, assim, aumentou de 70 para 250 o número de leitos. Incentivou, também, a criação do Restaurante Universitário. Ao sair do cargo de reitor, Vallandro retornou a lecionar Microbiologia em cursos nas áreas da Saúde e das Ciências Rurais. Além da vida acadêmica e do comando da UFSM, Vallandro dirigiu o Clube Caixeral de Santa Maria na década de 1960 e, posteriormente, em 1998.

Serena Vallandro, em nome do homenageado, afirmou ter certeza de que a comenda engrandecerá Armando Vallandro e se disse sensibilizada com a homenagem ao seu marido.

O reitor da UFSM, Felipe Müller, afirmou que a comenda é a maneira de retribuir em vida o legado deixado por Armando Vallandro à UFSM e a Santa Maria.
 

 

Compuseram a mesa de honra da solenidade o reitor da UFSM, Felipe Müller; o secretário municipal de Gestão e Modernização Administrativa e prof. da UFSM, Antonio Carlos Freitas Vale de Lemos; a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato e a representante do homenageado.

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores de Santa Maria – RS
fone:(55) 3220-7252
imprensa@camara-sm.rs.gov.br
www.camara-sm.rs.gov.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2945

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes