Em cada almoço, uma alternativa

O projeto que oferta alternativas de atividades no intervalo para o almoço de servidores da UFSM completará dez anos em 2012. O Espaço Alternativo proporciona atividades como oficinas de yoga, dança de salão, pilates, alongamento, jardinagem, fotografia, nutrição, canto, exposições, mostras, além de viagens de integração.

O projeto surgiu a partir da iniciativa da assistente social Carmen Borges, que notava o horário de almoço como um tempo inutilizado pelos servidores, os quais normalmente permaneciam na Universidade durante o horário e não contavam com alternativas para preencher o tempo de maneira otimizada.

Em 2002, o Espaço Alternativo iniciou com a ideia de que esse horário seja de relaxamento, oportunizando aos servidores participar de atividades extras, que servem para melhorar a saúde e como forma de aprendizado. “Temos 12 atividades realizadas ao meio-dia durante toda a semana com o cunho de prevenção à saúde do trabalho. Por que ao meio-dia? Porque essas atividades de relaxamento, alongamento, caminhadas permitem que as pessoas retornem melhor para o turno da tarde. A ideia é também exercitar a parte física desse público para evitar doenças ocupacionais derivadas do trabalho”, conta Carmen.

Rita Denise Weiss, servidora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, participa das atividades do Espaço Alternativa há aproximadamente cinco anos. Para ela, o Espaço proporciona integração com os demais servidores da UFSM, bem como a prática de atividades físicas. No projeto, ela enxerga uma oportunidade para sair um pouco do espaço de trabalho e conviver com pessoas diferentes em meio à rotina diária.

Ao contrário de Rita, que participa das atividades sempre que possível, alguns servidores não fizeram disso um hábito. Felipe Dagort, servidor do Departamento de Comunicação Social, frequentou algumas vezes as oficinas de yoga e pilates. Porém, não conseguiu dar sequência à participação em virtude dos horários das atividades coincidirem com seu horário de almoço no Restaurante Universitário: “Eu me interessei pelo projeto e fui lá algumas vezes, mas em razão do curto espaço de tempo e da distância do prédio onde se realizam as atividades, foi inviável continuar participando”.

Apesar de alguns servidores não conseguirem participar ativamente do projeto, as atividades contam com uma média de 120 pessoas ao longo da semana. Na tentativa de abranger mais servidores, o Espaço já funcionou ao final da tarde; entretanto, a participação foi pouco expressiva. Além disso, é ao meio-dia que o projeto encontra o período ideal para o cumprimento dos objetivos a que se propõe.

O Espaço Alternativo funciona gratuitamente na Unidade de Atenção à Saúde Ocupacional do Servidor da UFSM (prédio ao lado da COPERVES), entre o meio-dia e 14h.

Programação:

Segunda-feira:

12h: Oficina de Dança de Salão

13h:  Oficina de Canto Coral

Terça-feira:

12h: Oficina de Caminhada Assistida

13h: Oficina de Nutrição

Quarta-feira:

12h: Oficina de Pilates

12h45min: Oficina de Jardinagem

13h: Oficina de Dança de Salão

Quinta-feira:

12h: Oficina de Caminhada Assistida

13h: Oficina de Alongamento e Relaxamento

Sexta-feira:

12h: Oficina de Pilates

12h30min: Oficina de Fotografia (para alunos novos)

13h30min: Oficina de Fotografia (para alunos antigos)

Repórteres:

Nadia Garlet e Débora Dalla Pozza – Acadêmicas do Curso de Jornalismo.

Edição:

Gisele Dotto Reginato – Professora da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II.

Matéria produzida na disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II do curso de Jornalismo – UFSM.