Luiz Alberto Cassol recebe troféu Sérgio de Assis Brasil

Em sessão solene na terça-feira (6), a Câmara de Vereadores de Santa Maria condecorou o cineclubista, diretor de cinema e publicidade, Luiz Alberto Cassol, com o troféu Sérgio de Assis Brasil. Instituída pela lei municipal 5263/2009, a homenagem é conferida a personalidade de destaque na área cultural de vídeo e cinema, durante programação do Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema. Cassol é presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine/RS) e da Cinemateca Paulo Amorim, diretor da Filmes de Junho Produtora e presidente da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma). O Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema (SMVC) iniciou na segunda (5) e vai até sábado (10).

O troféu "Sérgio de Assis Brasil" leva o nome de outro idealista na área de vídeo e cinema. Sérgio de Assis Brasil foi o criador e primeiro diretor da TV Campus da UFSM, além de diretor da Radio Universidade e produtor de filmes e vídeos. Anamaria Bragança de Moraes Assis Brasil, viúva de Sérgio, é autora da arte do troféu.

Ao agradecer a condecoração do Legislativo, Luiz Alberto Cassol destacou a influência de Sérgio de Assis Brasil na sua vida, ao impulsionar a possibilidade de fazer cinema, vídeo e televisão.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores de Santa Maria / foto: Gabriela Perufo