Biblioteca do CEFD inaugura acervo Roque Luiz Moro

A biblioteca setorial do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) inaugurou na última quarta-feira (7) o acervo de livros e periódicos doados pela família do professor Roque Luiz Moro, falecido em outubro de 2004. As centenas de obras foram catalogadas pela bibliotecária do CEFD durante meses e colocadas à disposição da comunidade universitária em local específico nas dependências da biblioteca. Este acervo especial recebeu o nome do professor homenageado.

O professor Roque integrava o Departamento de Desportos Individuais e atuava em disciplinas e projetos envolvendo principalmente lazer e recreação. Além de artigos científicos escritos por ele, Roque também é autor do livro Educação Física Escolar: Reflexão e Ação Curricular (2004 – Ed. Unijuí), em parceria com o professor Ivan Livindo de Senna Corrêa.

Durante o descerramento da placa, autoridades acadêmicas, docentes, alunos, amigos e familiares participaram da homenagem. A professora Elisete Maria Pedron Moro, esposa do professor Roque, falou em nome da família agradecendo o reconhecimento e a importância dada pelo CEFD e pela UFSM à doação dos livros. Destacou que a doação sempre foi um desejo de seu marido, que zelava muito pelas obras, pois eram para ele verdadeiras fontes de conhecimento.

Segundo ela, o ex-docente do CEFD “entendia que os livros precisam ser manuseados e lidos para cumprir com sua função”. Ela lembrou que em muitos deles os novos leitores devem encontrar anotações manuscritas, “uma característica do professor Roque, que, além de ler os livros, também os estudava em seus pormenores”.  Entre os livros, encontram-se obras de filosofia, sociologia, comunicação social, religião, ética, ciências sociais, pedagogia, saúde, além de centenas de títulos da área da educação física.

O diretor do CEFD, professor Marco Aurélio Acosta, e a professora Marli Hatje Hammes, em nome dos colegas, agradeceram à família pela doação, destacando a importância deste gesto para a educação física de Santa Maria. O diretor, ao agradecer a presença da família do professor homenageado, descreveu o ex-colega como um profissional e uma pessoa exemplar, sempre muito coerente em suas atitudes e convicções e que contribuiu muito com o CEFD e com a própria universidade.

A professora Marli destacou que “as atitudes pessoais e profissionais ficaram registradas na memória de cada um de nós que teve o privilégio de conviver com este docente dedicado, íntegro e ético”, acrescentando que “ele era um intelectual, um estudioso que transitava muito bem em várias áreas, fosse a religião, a ética, a filosofia ou a educação física”.

Ao encerrar seu pronunciamento, a professora destacou ainda que o professor Roque se destacava pelo equilíbrio e pela serenidade com que conduzia suas atividades acadêmicas, deixando essa sua maneira de ser como “legado para todos nós, que tivemos o privilégio de conviver com ele. Ele sempre foi e sempre será uma fonte de inspiração”.

Após a solenidade de descerramento da placa alusiva ao acervo, os convidados participaram de um coquetel oferecido pelo CEFD.