Pedalar ficou mais fácil

Ano após ano, a cena se repete: basta o semestre iniciar para que centenas de pessoas voltem às suas rotinas, de aulas e trabalho, e atravessem diariamente o arco da Universidade. Mas esse primeiro semestre de 2012 traz uma novidade para os que adentram o campus de forma alternativa. Fruto da restauração da Avenida Roraima, uma ciclovia está sendo construída, do corpo de bombeiros até o arco, para incentivar os que fazem o trajeto até a Universidade de bicicleta.

A obra, que iniciou em julho do ano passado, está quase chegando ao seu final. Faltam pequenos detalhes, como a construção de canaletas ao lado da ciclovia, a sinalização dos acessos à pista e instalação elétrica, para que ela seja concluída. A previsão é que os ciclistas possam fazer uso do espaço dentro de no máximo quinze dias.

O projeto da obra está sendo executado pela Della Pasqua Engenharia e é de autoria do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), que também fiscaliza a construção, em parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA). Segundo o pró-reitor, Valmir Brondani, se o número de usuários da ciclovia for satisfatório há a possibilidade de futuramente a obra se estender para dentro do campus. “A configuração da nossa cidade, infelizmente, não contribui para o uso de bicicletas, e isso faz com que não haja muitos ciclistas circulando. É uma cultura que devemos criar.”, avalia o pró-reitor.

Um dos benefícios da ciclovia é trazer segurança e acessibilidade para os ciclistas, já que o fluxo de veículos no início da manhã e no fim da tarde no acesso à Universidade é muito intenso, prejudicando os que fazem esse trajeto de bicicleta. Além disso, é uma forma de incentivar o uso desse meio de transporte entre os que já pedalam pelo local, e estimular novos adeptos.

Dando sequência ao projeto inovador, outras ciclovias estão sendo previstas, como no novo acesso à Universidade, do Dalla Favera até a FATEC, e na duplicação da BR-158. Juntamente com a ciclovia da Avenida Roraima, um calçadão para os pedestres e os recuos e abrigos para ônibus finalizam a obra de revitalização. Todas essas mudanças trazem melhorias não só para a comunidade acadêmica, como para quem faz uso das imediações da Universidade para prática de atividades físicas e de lazer.

Repórteres:

Daniela Huberty e Natascha Carvalho – acadêmicas de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.