Pré-vestibular Alternativa recebe inscrições a partir do dia 7

O Pré-vestibular Alternativa, projeto da UFSM, vinculado à Pró-reitoria de Extensão, oferece 150 vagas de curso pré-vestibular extensivo gratuito a estudantes carentes da população de Santa Maria e municípios vizinhos. As inscrições ocorrerão de 7 a 9 de março, das 19h às 22h, e dia 10, das 10h às 14h, no prédio de Apoio (antigo Hospital Universitário).

As atividades são desenvolvidas por estudantes da UFSM e de outras instituições de Ensino Superior, além da colaboração de voluntários da comunidade. O edital que norteia o Processo Seletivo para o ano letivo de 2012 encontra-se no site: www.ufsm.br/alternativa, bem como o questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo candidato. Além das aulas regulares realizadas até o vestibular, o Projeto desenvolve atividades paralelas de trabalho como oficinas temáticas, aulões de revisão pré-prova, sarau literário, participação em eventos, além da cobertura do Vestibular da UFSM na Rádio Universidade e TV Campus.

Poderão se inscrever tanto os candidatos que já tiverem concluído o Ensino Médio quanto aqueles que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, o candidato deverá seguir as orientações descritas em edital, disponível no site do Projeto: www.ufsm.br/alternativa.

A seleção será composta por análise da documentação apresentada com o questionário sócio-econômico e a entrevista realizada conforme cronograma a ser divulgado dia 13 de março, conforme ilustração ao lado.

Para efeito de pré-seleção, o limite de renda familiar exigida é de até três salários mínimos ou, se não-dependente, renda pessoal do candidato de até um e meio salário mínimo nacional, vigente no mês de março de 2012 no País, de acordo com o Decreto 6.135, de 26 de junho de 2007, que dispõe sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e dá outras providências.

Também serão considerados: o grau de carência financeira e situação sócio-familiar do candidato (comprovados pela documentação individual), formação educacional do candidato em escola pública, ou em escola particular com comprovação de gratuidade, e nunca ter ingressado no Ensino Superior.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-9212, entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, das 18h30min às 20h30min; e dia 3 de março, das 10h às 14h, e no e-mail pvalternativa@yahoo.com.br.