Pedro Brum Santos será o patrono da Feira de Livro de Santa Maria

A comissão organizadora da Feira do Livro de Santa Maria escolheu o patrono e os homenageados da edição 2012 do evento, que vai ocorrer de 28 de abril a 13 de maio, na praça Saldanha Marinho. O patrono será o professor Pedro Brum Santos, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da UFSM e atual diretor do Centro de Artes e Letras (CAL). Nas categorias homenageado e educador homenageado, foram escolhidos respectivamente os professores Romeu Beltrão e Maria Luiza Ritzel Remédios.

Natural de Tupanciretã, o patrono dedicou à literatura boa parte de seus 52 anos de vida. Essa trajetória começou formalmente quando se tornou aluno do curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (Unifra), no qual formou-se em 1985. Mais tarde, conquistou os títulos de mestre e doutor em Teoria Literária, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tendo concluído em 2007 o pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP).

Tem cerca de 40 obras publicadas, incluindo livros, capítulos de livros e artigos acadêmicos. Pedro Brum Santos é mais conhecido do público pelo seu trabalho como cronista, o qual pode ser acompanhado desde 2001 em sua coluna semanal no jornal A Razão e nos projetos literários coletivos de que participa.

Homenageados – Tanto o homenageado quanto a educadora homenageada na edição deste ano da Feira do Livro têm sua história ligada à UFSM. O homenageado é o médico e historiados Romeu Beltrão, falecido em 1977. Ele foi nomeado em 1938 professor do curso de Farmácia, na área de botânica aplicada. O curso mais tarde seria incorporado à UFSM, quando da criação da universidade em 1960. Beltrão destacou-se desenvolvendo trabalhos sobre a história de Santa Maria, incluindo biografias de personagens da cidade, assim como as áreas de geografia e paleontologia.

A educadora homenageada na Feira do Livro é a professora Maria Luiza Ritzel Remédios, que atualmente leciona na PUCRS, onde atua na pós-graduação em Letras. Ela é professora aposentada da UFSM, com vinculação ao Departamento de Letras Vernáculas. Seu trabalho de pesquisa e docência tem como foco os seguintes temas: narratologia, teoria da literatura, literatura portuguesa, literatura afro-asiática, literatura brasileira e literatura comparada.

Lançamentos – A Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide está inscrevendo interessados em realizar lançamentos de livros, apresentações artísticas ou mesmo em agendar visitas à feira. Para participar, basta fazer cadastro na biblioteca até o dia 20 de abril, no período das 8h às 16h. No ato de inscrição, o autor pode escolher o dia e o horário para o lançamento de sua obra, conforme disponibilidade prévia. Durante a feira, os lançamentos dos títulos infantis vão acontecer das 14h às 16h30min, enquanto que os demais livros serão lançados das 17h30min às 19h.

O lançamento oficial da Feira do Livro 2012 será no dia 17 de abril, às 19h, no salão de atos do edifício João Fontoura Borges (antiga SUCV). A feira é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), UFSM, Unifra, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

Com informações das assessorias de imprensa da Feira do Livro e da Prefeitura de Santa Maria