Tradição na Iniciação Científica

A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), durante o mês de março, fez a divulgação de oito editais. Com sete destes já encerrados, constatou-se que a repercussão foi positiva. “Os editais que nós lançamos normalmente aqui dentro da UFSM já têm uma tradição”, ressalta o coordenador de Iniciação Científica, Alessandro Dal’Col Lúcio. Anualmente, no mês de março, mais precisamente na segunda quinzena, a PRPGP lança editais internos. E no mês de abril são lançados os externos.

Este ano, o edital FIPE teve três categorias: FIPE Auxílio Recém Doutor, com 84 solicitações, em que o auxílio pode chegar até R$ 5 mil para professor doutor com até cinco anos de formação no doutorado; FIPE Júnior, com 164 submissões, caracterizado por auxiliar professores doutores com menos de cinco anos de formação no doutorado com uma bolsa de iniciação científica; e o FIPE Sênior para professores doutores com mais de cinco anos de doutorado, que teve 197 propostas.  No total, foram 445 submissões de onze unidades universitárias, dentre os 10 centros da UFSM.

Outro edital foi o Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM), que recebeu 24 submissões de projetos. Este edital concede bolsas de iniciação científica e também de custeios para os professores ou servidores. O BIT, específico para alunos de graduação, recebeu 65 pedidos. O BIT Júnior, para alunos do ensino médio e tecnológico, teve 13 solicitações.

Por fim, o PROIC-HUSM, programa de iniciação científica para o Hospital Universitário de Santa Maria, que pode utilizar até R$ 10 mil para cada grupo de pesquisa com projeto aprovado, recebeu 22 solicitações.

Dentro desses editais, também há um para voluntariado. O Programa Institucional de Voluntários em Iniciação Científica (PIVIC) é um programa em que o acadêmico é voluntário. Este programa ainda está aberto pra emissão dos projetos até o dia 19 de abril.

Segundo Alessandro, o número de solicitações se mantém, e não é possível identificar um acréscimo significativo de um ano para o outro, pois o número sempre gira em torno de 400 a 550 solicitações. “O que nós percebemos, por exemplo, no edital PEIPSM, é que ano passado tivemos 15 solicitações e neste ano 24. No edital do BIT, tivemos 45 submissões; neste ano, 65. NO BIT Júnior do ano passado, tivemos 9; este, 13. E o PROIC HUSM é a grande novidade, que já na primeira edição, tivemos 22 solicitações. E, o total de inscrições nos sete editais com bolsa foi de 569.” explica Alessandro.

Programa Jovens Talentos para a Ciência

Em 2012, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o programa Jovens Talentos para a Ciência. “Não foi feito um edital interno porque quem vai aplicar a seleção é a própria Capes/CNPq e, nós fizemos uma divulgação interna na UFSM, mobilizando direções de centros, coordenações de cursos e o máximo de alunos recém ingressos na UFSM”, conta o coordenador.  Na UFSM, 1.987 alunos se inscreveram no programa que terá como seleção uma prova de conhecimentos gerais. A prova será realizada no dia 29 de abril, a partir das 13 horas da tarde, com duração de quatro horas e meia.

Na Universidade, a prova será aplicada nas dependências dos prédios do Centro de Tecnologia (CT) e no Centro de Educação (CE). “O diferencial deste programa, basicamente, é que é voltado para calouros, para alunos recém ingressos”, ressalta Alessandro. Os alunos selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 360,00, durante o período de 12 meses. As atividades iniciam em agosto deste ano e terminam em julho do ano que vem.

Repórter:

Andréa Ortis e Pâmela Cezar – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.