Exposição homenageia fotógrafos que registraram as primeiras imagens da UFSM

Desde terça-feira (12), estão expostas no hall do prédio da reitoria 28 imagens representativas da construção da UFSM no período de 1960 a 1973. Estas fotografias integram a exposição itinerante O Passado em Construção. Na abertura oficial, com início às 10h, serão homenageados os fotógrafos responsáveis pelo registro das imagens e também haverá o lançamento do livro Concretizando um Ideal: a Cidade Universitária da UFSM de 1960 a 1973, da arquivista Neiva Pavezi.

Publicado pela Editora UFSM, o livro é uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural. Neiva é servidora técnico-administrativa da UFSM, lotada no Departamento de Arquivo Geral, e também é a organizadora da mostra, a qual se baseia na sua dissertação. O livro apresenta 89 fotografias da universidade, entre as quais foram selecionadas as imagens que compõem a exposição, que esteve exposta em maio no Museu Gama d’Eça.

A exposição estará na reitoria até o dia 22 de junho e depois será montada em outros setores da universidade. Contando com o apoio do Gabinete do Reitor e da Comissão do Cinqüentenário, esta atividade encerra as comemorações do aniversário de 50 anos de criação da UFSM.