Equipe do CTISM vence Maratona de Eficiência Energética

A equipe EcoCTISM, do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, foi uma das campeãs da nona edição da Maratona Universitária de Eficiência Energética. Realizada na cidade de Curitiba, no Paraná, a Maratona, que reúne algumas das principais universidades e escolas técnicas do Brasil, aconteceu entre os dias 24 e 27 de julho e teve recorde de concorrentes no ano de 2012: foram inscritos 54 protótipos de carros de 29 instituições de ensino de todo o país.

A Maratona – que é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América do Sul – é composta por três categorias: etanol, gasolina e eletricidade. O objetivo, em todas elas, é identificar qual dos protótipos inscritos consome menos combustível.

Para que esse objetivo seja alcançado, algumas normas regulamentam a participação dos concorrentes. Distribuído em três dias, o evento oferece a todas as equipes a oportunidade de dar três tomadas, uma por dia. Em cada uma delas, o protótipo, que deve ser pilotado por alguém com pelo menos 50 kg, deve rodar 12 km, em velocidade média de no mínimo 25 km/h. Ao final desse percurso verifica-se o consumo de combustível. Quanto menor o consumo, mais eficiente o veículo.

O protótipo da EcoCTISM demonstrou um consumo de um litro de gasolina a cada 277 quilômetros rodados e sagrou-se campeão da categoria. Feito que já havia sido conquistado pela equipe no ano de 2010.

Transdisciplinaridade e foco no aluno: o diferencial da EcoCTISM

A equipe EcoCTISM é fruto de um projeto multidisciplinar do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica do Colégio Técnico Industrial da UFSM. Dezesseis alunos do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica, um do curso Técnico em Automação Industrial (modalidade EaD) e um aluno do curso de Engenharia Mecânica e um de Engenharia Química do Centro de Tecnologia,  desenvolvem protótipos de veículos de alta eficiência energética.

Segundo o professor Fernando Bayer, coordenador da EcoCTISM, a transdisciplinaridade é a principal característica do projeto. Além dele, pelo menos três outros professores estão diretamente envolvidos com a equipe. Luciano Caldeira Vilanova, Gilmar Vogel e Cláudio Roth auxiliam os alunos na aplicação prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Nesse projeto os alunos utilizam os conhecimentos provindos das mais diversas áreas: da computação ao desenho, da gestão industrial ao planejamento estratégico”, diz Fernando.

Para ele, a EcoCTISM é uma equipe diferenciada porque, embora objetive desenvolver os melhores protótipos possíveis, centra seus esforços no desenvolvimento do aluno. Fernando diz: “Nosso foco não é o carro, é o aluno”.

Para ele, os bons resultados da equipe são consequência do alto investimento que a tecnologia tem recebido na UFSM. “Essa premiação demonstra o quanto nós estamos bem. Aos poucos estamos nos tornando um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do sul do país. Quiçá um dos principais do Brasil. Hoje, possuímos uma grande, renovada e motivada equipe de professores dispostos a formar alunos cada vez mais competentes”, conclui Fernando.

Repórter:

Fernanda Arispe – Acadêmica de Jornalismo