Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mesa redonda discute experiência de Ibarama no 1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula



 

Na manhã de sexta-feira (10), no primeiro pavimento do Salão Paroquial Católico de Ibarama, após a solenidade de abertura do 1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, do 11º Dia da Troca de Sementes Crioulas e da 1ª Feira da Economia Popular Solidária do Território Centro Serra, eventos simultaneamente realizados por uma parceria institucional que envolve a UFSM, a EMATER/RS-ASCAR, a Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama, a Prefeitura Municipal de Ibarama, a EMBRAPA Clima Temperado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a experiência do município em processos de resgate, conservação e uso de sementes crioulas será apresentada por representantes das instituições que, juntamente com os agricultores, protagonizaram essas atividades.

A referida atividade, que será coordenada pelo diretor técnico da EMATER/RS-ASCAR, Gervásio Paulus, começará com o relato de Irajá Antunes Ferreira, da EMBRAPA Clima Temperado, das atividades pioneiras desta instituição de pesquisa, em Ibarama, em relação ao resgate de cultivares crioulas de milho na década de 1980. A seguir, Luiz Rogério Boemeke, do Centro de Apoio ao pequeno Agricultor (CAPA), apresentará uma descrição do estímulo que foi fornecido aos agricultores familiares de Ibarama, na década de 1990, em resgatar e trocar sementes de cultivares tradicionais. Leonel Valdemar Kluge, na sequência, narrará como os agricultores familiares se organizaram, ao longo de 10 anos, com o auxílio da EMATER de Ibarama e, em 2008, fundaram a Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas. Giovane Vielmo, chefe do Escritório da EMATER em Ibarama, contribuirá nessa narrativa destacando os principais momentos dessa trajetória bem sucedida. Finalizando, a professora Marlove Fátima Brião Muniz, do Centro de Ciências Rurais (CCR), complementará o relato apresentando outros importantes momentos da experiência, que incluiem a atuação da UFSM em projetos que articulam ensino, pesquisa e extensão, na região nos últimos três anos. Após esses relatos, será estimulado o debate entre o público participante do Seminário e os apresentadores da mesa redonda.

As inscrições para o 1º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, na página WWW.agrobiocrioula.com.br, estão abertas até às 23h59 desta quarta-feira (8). 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-6470

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes