Aluno do Pós em Zootecnia é premiado por melhor tese do Brasil

O aluno do Programa de Pòs-graduação em Zootecnia (PPGZ), Antônio Augusto Cortiana Tambara, recebeu das mãos do diretor-presidente da EMBRAPA, Pedro Antonio Arraes Pereira, o Prêmio “Octávio Domingues”, por ocasião da solenidade de abertura da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), realizada em Brasília, de 23 a 26 de julho passados.  O prêmio "Octávio Domingues" é atribuído pela SBZ a melhor Tese de Doutorado, defendida e aprovada no Brasil, no ano anterior a realização da Reunião da SBZ, em programas de pós-graduação aprovados pela CAPES.

O resultado oficial do concurso foi comunicado por meio de carta oficial do presidente da SBZ, Almir Vieira Silva, na qual afirma que a tese intitulada "Estudo Meta-analítico do Desempenho de Bovinos de Corte em Pastagens Tropicais" foi escolhida pela excelente execução e apresentação, o que demonstra seu mérito científico. A solenidade de premiação ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília/DF. Na ocasião também recebeu certificado relativo à premiação o professor orientador Luis Maria Bonnecarrère Sanchez.

Antônio Augusto agradeceu lisonjeado a distinção e certificado recebidos, relembrando a atuação de Octávio Domingues como educador e os papéis fundamentais que exerceu para a implantação dos primeiros cursos de Zootecnia no Brasil e como presidente por vários anos da SBZ, além de salientar a importância da Sociedade para a comunidade acadêmica científica e para o desenvolvimento da Zootecnia como um todo em nosso país. Também comentou sobre o tipo de trabalho multidisciplinar realizado o qual contou com a participação ativa no comitê de orientação dos professores Bonnecarrère, Gilberto Vilmar Kozloski e Paulo Alberto Lovatto; e ofertou o prêmio a várias entidades e pessoas, mas especialmente ao professor Paulo Alberto Lovatto, falecido no início deste ano.

Sociedade – A Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) foi criada em 1951. Octávio Domingues foi o primeiro presidente da SBZ, tendo seu mandato se prolongado de 1951 até 1968. A Sociedade congrega profissionais liberais de nível superior, professores, pesquisadores, técnicos de extensão e estudantes que mantenham vínculo com a Zootecnia.  A SBZ conta hoje com mais de 4.000 associados, sendo uma das maiores Sociedades Científicas de Zootecnia no mundo. Sua sede está localizada em Brasília, Distrito Federal; e edita, desde 1973, a Revista Brasileira de Zootecnia.