CEPE decide adiar início do segundo semestre

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria, reunido nesta sexta-feira (10), decidiu suspender o início do segundo semestre letivo de 2012 para os cursos de graduação até que as atividades letivas do primeiro semestre sejam concluídas. A decisão foi tomada por 31 votos a favor e 15 contrários. Já os cursos de pós-graduação e os da modalidade de Educação à Distância (EAD) poderão iniciar o segundo semestre letivo no próximo dia 20 de agosto. Para isso, os respectivos cursos precisarão encaminhar ao DERCA até o dia 15 deste mês manifestações informando que estão aptos e desejam aderir a este calendário.

O conselho volta a se reunir no dia 17, quando poderão ser votados requerimentos específicos dos cursos de graduação para o início do segundo semestre.

— Nós não podemos colocar toda a Universidade em greve, nem podemos tirar. Por isso, caso necessidades especiais sejam encaminhadas a esta casa elas deverão ser apreciadas e votadas como qualquer outro processo. Poderemos votar processos de cursos específicos e até de semestres específicos — disse o reitor Felipe Martins Müller.

Para a bancada dos estudantes no Conselho, a aprovação da proposta de dois calendários paralelos prejudicaria a qualidade do ensino e teria implicações na rotina de alunos e professores que têm aulas em centros diferentes, caso estes adotassem calendários distintos. Além disso, com a continuidade da greve, o segundo semestre começaria sem o suporte de estruturas como biblioteca e o restaurante universitário, que estão fechados.

– Como ficariam os estudantes se tivessem que ficar da manhã para a tarde no campus sem o RU? E sem biblioteca, como ficaria a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão? – questionou uma das representantes dos acadêmicos na plenária.

Primeiro semestre em aberto

Na reunião desta sexta-feira, o Cepe também homologou ad referendum (resolução 017/2012) publicado pela reitoria na última quinta-feira (02), que suspendeu por uma semana o início do segundo semestre letivo de 2012, previsto para começar na última segunda-feira pelo calendário acadêmico vigente. O ato administrativo foi aprovado com 33 votos a favor e 18 contra.

Segundo o reitor, a medida foi necessária para garantir que os 20% de alunos que não fizeram suas matrículas não perdessem o vínculo com a universidade e tivessem tempo para regularizar a situação.

Conforme decisão unânime do conselho, a data de conclusão do primeiro semestre deve ficar em aberto para o encerramento das atividades letivas.

Estado de convocação permanente não passou

Outra questão que estava em discussão era de que o Cepe ficaria em "estado de convocação permanente", de modo que os conselheiros abdicariam das 48h mínimas de antecedência para convocação de novas reuniões, tendo em vista a urgência das decisões a serem tomadas nos próximos dias. Esta proposta, no entanto, foi retirada pelas comissões porque vários conselheiros alegaram que não haveria tempo hábil para apreciação dos processos e para organização de agenda pessoal, e não chegou a ser votada, ficando vigente o que diz o estatuto da casa.

Repórter:

Bianca Zanella.

Abaixo, o podcast com uma matéria sobre a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.