Palestra discute comunidades científicas

Paradigmas, comunidades científicas e físicos brasileiros é a palestra a ser proferida pelo professor Antônio Augusto Passos Videira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento que ocorre nesta quarta-feira (15), às 14h, na sala 2323 do prédio 74, é uma promoção do Centro de Estudos

Integrados Fenomenologia e Hermenêutica.

Videira possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Filosofia – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1992), sendo que seus estudos doutorais foram realizados na Universidade de Heidelberg (1988-1989) e na Universidade de Paris VII (1989-1992). Ele é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de professor colaborador no Programa de Pós-graduação em epistemologia e História das Ciências e das Técnicas da UFRJ, no Programa de Ensino e História da Matemática (UFRJ) e pesquisador visitante no CBPF. Antônio Augusto também foi pesquisador do Observatório Nacional de 1994 a 1999.Em 2006, estagiou durante um mês no Max-Planck Instut fuer Elementarteilchenphysik (Munique, Alemanha), onde realizou pesquisas no Arquivo Werner Heisenberg. Realizou estágios de pós-doutoramento nas Universidades de Évora (Portugal), Federal da Bahia, Federal de Santa Maria, Estadual de Campinas (2003), Humdolt-Universität em Berlim (2010, Alemanha) e nos Archives Henri Poincaré (2010, França). O professor tem ainda experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Ciência, atuando nos seguintes domínios: filosofia da natureza, filosofia da física, história da astronomia, biografias científicas, história da física e divulgação da ciência. É membro correspondente da Academia Paraense de Ciências desde 2011.

Mais informações com o professor Róbson Ramos dos Reis, pelo robsonramosdosreis@gmail.com