Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comando de greve volta a bloquear reitoria e reunião do Cepe é adiada



O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria suspendeu a reunião que ocorreria nesta sexta-feira (17), a partir das 8h30min. A sessão plenária foi impedida pelo comando de greve local dos técnicos-administrativos, que desde cedo bloquearam o prédio da Reitoria. Entre outros assuntos, estavam na pauta para serem votados 24 processos encaminhados por cursos de graduação que desejam iniciar atividades letivas do segundo semestre.

— Nós entendemos que esses cursos que estão pedindo o retorno às aulas não tem como funcionar porque lá dentro trabalham técnicos administrativos que estão em greve. Queremos deixar essa discussão sobre a volta às aulas para depois do término da greve — disse Paulo Quadrado, do comando local de greve da Associação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFSM (Assufsm) ao justificar a medida de impedir a reunião do Cepe.
 
Na reunião da semana passada, o Cepe decidiu suspender o início do segundo semestre letivo de 2012 para todos os cursos de graduação até que as atividades letivas do primeiro semestre sejam concluídas, mas deixou aberta a possibilidade de votar casos específicos. O Conselho também decidiu manter em aberto a data de conclusão do primeiro semestre até o encerramento das atividades acadêmicas. 

— A reitoria sempre tentou tratar dessas questões nos fóruns democráticos e deliberativos existentes para isso. Nós entendemos que qualquer pedido de excepcionalidade que contrarie uma decisão do Cepe deve ser decidido no Conselho — disse o reitor, Felipe Müller.

Segundo a reitoria, um total de 38 cursos de graduação se manifestaram, sendo que 11 querem iniciar as atividades acadêmicas no dia 20, e 27 querem iniciar atividades como estágios, trabalhos de conclusão de curso e/ou disciplinas para alunos matriculados nos últimos semestres.

Uma nova reunião do Cepe ficou agendada para a próxima sexta-feira (24).

 

Leia abaixo, na íntegra, o preâmbulo da convocação que deverá ser remetida aos conselheiros:

Em vista da ocupação do prédio da Reitoria que impediu o acesso da Comunidade à Sessão Plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão novamente foi inviabilizada e, consequentemente, os processos da Ordem do Dia não puderam ser apreciados. A par disso, o Reitor da UFSM, em respeito ao processo democrático e, para manter a coerência com sua atitude em relação aos movimentos dos diversos segmentos, entende que os processos relativos a pedidos de excepcionalidade referentes à decisão do CEPE sobre calendário escolar de 2012 devem ser decididos pela plenária do referido Conselho, respeitando de tal forma sua soberania.               

Desse modo, a Reitoria informa que os mais de 30 (trinta) pedidos de excepcionalidade, constantes na Ordem do Dia da reunião não realizada, deverão ser apreciados na Sessão Plenária do CEPE, marcada para o dia 24/08/2012, às 8h30min.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-6543

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes