LACEM completa 2 anos e apresenta três artigos em congresso da Intercom

O Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos da Mídia (LACEM), do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, completou dois anos de existência no dia 19 de agosto. Para marcar a data, a equipe realizou um almoço, terça-feira (21), na área de confraternização do CEFD. O ato contou com a presença do vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert, das professoras Ivana Miotti e Magne de Souza, supervisoras do PIBID/LACEM, de graduandos, especializandos, integrantes do laboratório e convidados. O diretor do CEFD, Marco Aurélio Acosta, também esteve presente, cumprimentou a equipe e, em especial, o coordenador do LACEM, professor-doutor Antonio Guilherme Schmitz Filho.

Durante o ato, ocorreu a apresentação de um vídeo com algumas das produções realizadas pelo LACEM ao longo dos dois anos, como transmissões esportivas e atividades de ensino, pesquisa e extensão. Houve, ainda, o canto de parabéns pelo aniversário com direito a bolo aos participantes. “O laboratório é um espaço de trabalho e convivência harmoniosa de boa vontade. Estamos muito satisfeitos pelas atividades realizadas nesta curta trajetória”, disse Schmitz Filho. O vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert, também elogiou o trabalho feito no LACEM. “É gratificante ver uma ideia virar realidade com a participação efetiva de muitos alunos. Vocês estão no caminho certo”, destacou.

A equipe do LACEM vai participar do 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação com a apresentação de três artigos. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e ocorre de 3 a 7 de setembro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), em Fortaleza (CE).

A relação dos três artigos a serem apresentados, com os autores, é a seguinte:

GP Rádio e Mídia Sonora – Sessão Rádio e Esporte – Coordenadora  Patrícia Rangel Moreira Bezerra (ESPM) A Copa do Mundo de Futebol de 1962: Elementos Radiofônicos à Midiatização do Jogo – Gilson Luiz Piber da Silva (UFSM/UNIFRA) e Antonio Guilherme Schmitz Filho (UFSM);

GP Comunicação e Esporte – Sessão 3 – Coordenador Márcio de Oliveira Guerra (UFJF) – Ensino Dos Esportes Na Escola: Intervenções A Partir Dos Cenários Esportivos Produzidos Na Mídia – Antonio Guilherme Schmitz Filho (UFSM), Gilson Luiz Piber da Silva (UFSM/UNIFRA), Leonardo Braz Moraes (UFSM) e Bráulio da Silva Machado (UFSM);

Intercom Júnior – Comunicação e Esporte II – Coordenadora Iêda Litwak de Andrade Cézar (UFRPE) – Diálogos Sobre Novas Perspectivas de Ação Educacional Esportiva: Vídeodifusão e Rádio Web – Leonardo Braz Moraes (UFSM), Gilson Luiz Piber da Silva (UFSM/UNIFRA), Antonio Guilherme Schmitz Filho (UFSM), Cleiton Vinicius Braz Moraes (UFSM), Ericsen Quincozes da Silva (UFSM) e Bráulio da Silva Machado (UFSM).

As atividades do LACEM, no CEFD, ocorrem na Cabine do Estádio Tarso Dutra.

Mais informações no site www.ufsm.br/lacem_novo.