Cepe autoriza estágios obrigatórios, mas nega reinício das aulas para cursos de graduação

Um total de 22 cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram autorizados nesta sexta-feira (24) a dar início a atividades didáticas do 2º semestre letivo de 2012 referentes a estágios supervisionados e trabalhos de conclusão de curso. Os pedidos de excepcionalidade ao calendário acadêmico foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião que durou praticamente toda a manhã.

Segundo o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), a medida atinge 1.452 estudantes que deverão retornar parcialmente às atividades acadêmicas nos próximos dias, conforme particularidades dos seus respectivos cursos.

Os pedidos de oito cursos que solicitaram autorização para iniciar todas as atividades do 2º semestre, no entanto, foram negados pelo Conselho. Os cursos alegam já terem concluído o período letivo anterior e estarem aptos a dar sequência às atividades acadêmicas, mas o Cepe entendeu que a aprovação desses casos de exceção contrariaria decisão tomada anteriormente, que mantém suspenso o início do 2º semestre até a conclusão do primeiro para os cursos de graduação.

Essa decisão, porém, dividiu as opiniões no Conselho e a votação que aprovou o parecer da Comissão de Ensino Pesquisa e Extensão, contrário à autorização, foi vencida com placar apertado, por apenas um voto de diferença: 23 a 22.

Para acessar mais detalhes da reunião do Cepe, através cobertura realizada em tempo real, CLIQUE AQUI

A definição do Cepe atendeu, em parte, requerimento protocolado pela Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm) e pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), para que todos os pedidos fossem indeferidos.

No caso da Medicina, por exemplo, o parecer aprovado autorizou o reinício das atividades para alunos do 8º ao 10º semestres do curso, somente, mas negou o início das aulas para os demais estudantes.

Cursos que tiveram pedidos aprovados (para realizar estágios curriculares e trabalhos de conclusão de curso referentes ao 2º semestre de 2012):

– Agronomia

– Letras

– Odontologia

– Fonoaudiologia

– Medicina (do 8º ao 10º semestre)

– Cursos do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

Cursos que tiveram pedidos negados (para dar início às atividades do 2º semestre de 2012)

– Geografia

– Música

– Tecnologia em Gestão de Cooperativas

– Tecnologia de Geoprocessamento

– Filosofia (Bacharelado)

– Tecnologia em Sistemas para Internet

– Tecnologia em Redes de Computadores

– Filosofia (licenciatura)

Abaixo, o podcast com mais informações sobre a reunião do Cepe desta sexta-feira.

Foto de capa:

Ítalo Padilha.