Orquestra Sinfônica faz concerto dia 13

No dia 13 de setembro acontece o 3º Concerto da Temporada Oficial, às 20h30min, no Treze de Maio. O espetáculo terá regência do professor do curso de Música da UFSM, Cláudio Antonio Esteves, e solo de Cristiano Araldi no violão.

No programa constam obras como Sinfonia N. 4, Op. 90, "Italiana" de Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847) – Allegro vivace, Andante con moto, Con moto moderato, e Saltarello (Presto); e Concerto N. 1, Op. 99 em Ré maior para violão e orquestra de câmara de Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) – Allegretto, Andantino alla romanza, e Ritmico e cavalleresco.

A realização é da Associação Cultural da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e UFSM. Tem apoio da RBSTV, Diário de Santa Maria, Eny, SEDUFSM, Mídia Urbana, Casa da Cuca e Saúde Interativa. Os ensaios acontecem às terças e quintas (19h30min), no prédio de Apoio da UFSM.

Sobre o solista:

Cristiano Araldi nasceu em 11 de fevereiro de 1988, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Em 2011 conquistou o título de Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria.

Em 2005, estudou Harmonia e Violão Erudito na escola Teclas e Cordas, em Caxias do Sul – RS. Em 2010, ganhou uma bolsa de intercâmbio de um semestre para estudar na Universidad Nacional Del Litoral, sob a orientação de Nestor Ausqui. Em sua passagem pela Argentina, no segundo semestre de 2010, integrou o Duo Zarza-Araldi, ao lado do violonista Lucas Zarza, no qual se apresentou no Teatro El Retablo, no Centro Cultural de La Ciudad de Santa Fé, no Auditório do Instituto Superior de Música da UNL, no Museu de Bellas Artes da Cidade de Paraná e nas Igrejas Matrizes das cidades de Cosquin e La Falda, na província de Córdoba.

Atualmente integra o Duo Araldi-Bottega, em conjunto com o flautista Tiago Bottega, onde realizam o espetáculo “Tangos para Flauta e Violão” com obras de Astor Piazzolla e Maximo Diego Pujol.

Sobre o maestro regente:

Cláudio Antonio Esteves iniciou seus estudos na Escola de Música de Piracicaba, estudando violino e iniciação à regência. Graduou-se em Física e também Música (regência) pela Unicamp. Profissionalmente começou como regente em 1989 junto ao Coral Municipal de Mococa (SP), tendo trabalhado também com o Coral Municipal de Vargem Grande (SP), Coral da PETROBRÁS (REPLAN) e Coral Gessy-Lever (Indaiatuba, SP).

Regeu também a Orquestra da Unicamp, Orquestra dos 25 anos da Academia Lina Penteado, Orquestra da Sociedade Cultural Lírica de Joinville e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Em 2000 concluiu Mestrado em Artespela Unicamp. Desde 1995 é professor na UFSM lecionando Harmonia, História da Música, Estética Musical e atualmente Acústica, Regência e Canto Coral. Concluiu em 2010 o Doutorado em Regência Coral pela "University of Georgia" nos EUA como bolsista CAPES/FULBRIGHT. Rege o Coral da UFSM e o Coro de Câmara, com os quais realiza ações de extensão difundindo a obra coral.