MACRS exibe mostras regionais até 7 de outubro

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), localizado na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre-RS, inaugurou no dia 23 de agosto a exposição Idades Contemporâneas. Sob o lema Difícil é entender o mundo – a arte contemporânea, nem tanto, vídeos nas redes sociais, intervenções urbanas e filme de Átila Ferrarez e Gabriel Gambá compõem a mostra. A exposição busca aproximar o público do que é produzido sobre o tema no Estado.

A convite dos curadores Ana Zadavil, Paula Ramos, Marcelo Gobatto e do orientador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Gomes, obras de mais de 60 artistas foram reunidas para exibição. Dentre tais, há a mostra Corpoimagem, que traz uma inusitada produção em vídeo na arte contemporânea brasileira e que é assinada por Gobatto e Gomes. A temática propõe renovar a forma como os artistas se relacionam com o cinema.

Entre os artistas desta mostra, há mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, Mirieli Costas, Fábio Purper Machado e Carlos Donaduzzi; o bacharel em Artes Visuais, Rafael Berlezi; os mestres pelo PPGART, Kelly Wendt e Fernando Codevilla; a professora e orientadora no PPGART, Rebeca Stumm; a ex-orientadora do PPGART, Sandra Rey; e a ex-professora de Artes Visuais da UFSM, Ana Norogrando.

Carlos Donaduzzi conta que recebeu o convite através de Paulo Gomes, cerca de três meses antes da abertura da exposição. Como Gomes ensinava no curso de artes visuais, já conhecia o trabalho de Donaduzzi com fotografia. Inclusive, a obra agora exposta foi produzida antes de o convite surgir, mas se adequava à proposta. O vídeo foi feito em parceria com Mathias Townsend, que criou a trilha sonora.

Além disso, a mostra está dividida em dois eixos – Gestos, olhares e intercessões e Narrativas e experimentações. O primeiro eixo reúne trabalhos que abordam experiências corporais, como vídeos performáticos, olhares sobre a mídia ou diários. O segundo apresenta obras que reciclam o conceito de narrativa no cinema e filmes que dialogam com o cinema experimental e as artes visuais.

A exposição também inclui Poética sem Paralelo, com a curadoria de Ana Zadavil. Pontuando acontecimentos entre os anos 2000 e 2012, o desafio aos artistas foi produzir trabalhos inéditos e situados entre as cores preta e branca. Alguns utilizaram de meios digitais para a construção das obras. Já a curadora Paula Ramos, evidenciando o caráter plural da produção contemporânea, propôs uma experiência entre espaço, matéria e corpo, em Diante da Matéria.

Com estas mostras e atividades, o MACRS cumpre com sua missão de pesquisar, preservar e divulgar a arte contemporânea da região, desenvolvendo propostas educativas que objetivam a compreensão deste campo da arte, em seus diversos segmentos. Além desta, sua principal missão consiste em vincular e promover o diálogo entre o aglomerado de artes visuais e linguagens artísticas contemporâneas existentes no Rio Grande do Sul.

Espera-se para o segundo semestre de 2013, uma nova sede a ser inaugurada junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento dá continuidade até o dia 7 de outubro, nas galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger, no sexto andar da CCMQ. O horário de visitação, na segunda-feira é das 14h às 19h; de terça à sexta, é das 10h às 19h; em sábado, domingo e feriados, é das 12h às 19h. A entrada é franca.

Repórteres:

Myrella Allgayer e Nathieli Cervo – Acadêmicas de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.