Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inpe e UFSM lançam tecnologias e reforçam potencial científico



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (Inpe) inauguram nesta quarta-feira (19) equipamentos resultantes de pesquisas realizadas em Santa Maria. Entre as inovações está o cluster para a previsão diária da dinâmica da ianosfera. O equipamento permitirá, entre outras coisas, reduzir as interferências nos GPSs.

Foto: Edgar da Rosa Lima Junior

No evento também será apresentada a plataforma TerraMA2 para monitoramento e alerta de desastres na região sul do Brasil. O sistema permite que a Defesa Civil tenha acesso direto, durante 24 horas, ao servidores do INPE para monitoramento de alertas e desastres. Outro programa, resultado da parceria UFSM e Centro Regional Sul de Pesquisa, é o programa Nanosat, onde as instituições desenvolvem, com sucesso, nanosatélites dentro do padrão CubeSats, com consequente formação de recursos humanos para o setor espacial brasileiro. 

O evento está marcado para as 14h no auditório do Centro Regional Sul/INPE, Campus da UFSM e será uma oportunidade para a comunidade e as autoridades conhecerem o potencial da unidade do INPE em Santa Maria.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-6994

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes