Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário sobre o Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos reuniu profissionais de vários estados



O "Seminário Sobre o Impacto da Agricultura nos Recursos Hídricos", com ênfase no monitoramento e modelagem de bacias hidrográficas, foi realizado de 10 a 12 de setembro, no auditório do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (NESAF) da UFSM. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 profissionais, estudantes, pesquisadores e professores de instituições públicas e privadas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Brasília.

Os palestrantes destacaram as causas de poluição da água, tais como práticas agrícolas inadequadas, indiscriminado descarte de resíduos, uso do solo, desmatamento, urbanização, entre outros. Foi salientado que a modelagem de bacias hidrográficas pode ser uma importante ferramenta para gestores dos recursos hídricos, agricultores, ambientalistas e gestores públicos, podendo ser utilizada para o entendimento de processos hidrossedimentológicos e para a previsão de cenários futuros.

Salientou-se a necessidade de sensibilização dos agricultores para práticas agrícolas com vistas a proteção e conservação do solo e da água em distintas escalas de análise; o monitoramento contínuo, intensivo e adequado de bacias hidrográficas; a criação de uma rede integrada formada por pesquisadores da área com padronização de metodologias e padronização de metodologias de monitoramento; a necessidade de disponibilização dos resultados obtidos; a demanda por recursos para a pesquisa; e a necessidade de mais pesquisadores e extensionistas.

Dentro das atividades do Seminário, foi realizada uma viagem para a Bacia Hidrográfica Experimental de Arvorezinha (RS), para que os participantes do evento pudessem conhecer as seções e técnicas de monitoramento adotadas na Bacia, que vem sendo realizado há mais de 10 anos.

O evento faz parte de uma série de atividades do Projeto Capacity Development in Water Engineering and Environmental Management (CapWEM), coordenado pelo professor José Miguel Reichert, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto CapWEM faz parte do Programa Alfa III da Comunidade Européia, que visa à cooperação entre a América Latina e a União Européia.

A coordenação do projeto está a cargo da Universidade de Siegen (Alemanha). Os demais participantes são representados pela Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade da Costa Rica (Costa Rica), Universidade Católica do Paraguai (Paraguai), Universidade Católica de El Salvador (El Salvador), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade de Talca (Chile) e pela Faculdade Regional da Universidade Tecnológica Nacional de Bahia Blanca (Argentina).

O objetivo geral do projeto é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior nas áreas de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental. Para tanto, o projeto busca fortalecer o vínculo entre as instituições de ensino superior, entidades públicas e privadas e empresas de pequeno e médio porte, de modo a contribuir para o desenvolvimento social e econômico. Os objetivos específicos do projeto CapWEM são: redução da escassez de água, melhoria da qualidade da água, melhoria da disponibilidade e acesso à água eprevenção e gestão de desastres naturais.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7038

Publicações Recentes