Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com nova direção, CTISM inaugura prédio multiuso para ensino, pesquisa e extensão

Posse da nova direção e inauguração da obra ocorreram na segunda-feira (23)



foto colorida horizontal de pessoas sentadas em uma mesa oficial, de frente para o público, que aparece de costas
Tiago Rizzetti (em pé) e Lucas Teixeira (ao lado) assumiram como diretor e vice, respectivamente

A manhã de segunda-feira marcou um momento especial para o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), com a posse da nova direção e a inauguração de um novo prédio multiuso, voltado à ampliação da infraestrutura acadêmica, atendendo uma demanda histórica por salas de aula, laboratórios e espaços para pesquisa e extensão. 

O diretor, Tiago Antônio Rizzetti, e o vice-diretor, Lucas Teixeira, foram empossados em uma solenidade no auditório do Colégio. Ao se despedir do cargo, o ex-diretor, Rafael Adaime Pinto, fez agradecimentos, lembrou de desafios superados e citou conquistas, como a reformulação de cursos, a ampliação da infraestrutura e a inovação administrativa. “Com foco, planejamento e de forma coletiva a gente avança”, disse Rafael, desejando sucesso à nova gestão.

O novo diretor assumiu com a promessa de fortalecer cada vez mais a educação profissional e tecnológica, visando oferecer formação de qualidade e transformadora, que prepare não apenas profissionais competentes, mas cidadãos críticos, éticos e resilientes, capazes de prosperar diante de um mundo em constante transformação. Ao mesmo tempo, destacou que é necessário estar atento às rápidas transformações do mercado de trabalho. 

“Não há espaço para a inércia. A educação profissional e tecnológica que não se reinventa corre o risco de preparar estudantes para um mundo que já não existe. Precisamos de coragem para mudar o que precisa ser mudado e de sabedoria para preservar o que deve ser mantido, e nesse espírito que assumimos nosso compromisso central, fortalecer a educação profissional e tecnológica do CTISM com rigor, com inovação e com um profundo respeito à nossa identidade institucional”, ressaltou Tiago.

Em seu discurso, o novo diretor destacou que, ao longo dos anos, o CTISM cresceu em números, em qualidade e em impacto social. Prometendo uma gestão transparente, Tiago solicitou engajamento e compromisso de todos em torno de um pacto institucional. “Estamos todos do mesmo lado, somos o CTISM, e o CTISM é maior do que cada um de nós”, ressaltou.

A reitora, Martha Adaime, agradeceu à gestão anterior do Colégio, destacando o crescimento obtido nos últimos anos, e desejou sucesso aos novos diretores. “A administração central estará sempre pronta a contribuir coletivamente. Somos parceiros para achar soluções”, salientou.

Também compuseram a mesa oficial da posse o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Frank Casado, o ex-vice-diretor, Fredi Zancan Ferrigolo, e o novo vice-diretor, Lucas Teixeira.

Momento do descerramento da fita do novo prédio do CTISM

Novo prédio foi construído com recursos próprios

Público conheceu as instalações do prédio

Após a solenidade de posse, foi inaugurado o novo prédio multiuso do CTISM, o 5F. Segundo Rafael Adaime Pinto, a edificação não foi pensada para um único curso ou projeto específico, mas para contemplar diferentes áreas do Colégio, atendendo tanto cursos diurnos quanto noturnos.

Construído com recursos próprios, no montante de cerca de R$ 3,9 milhões, o prédio foi iniciado no final de 2022, com execução a partir do começo de 2023, após um longo período de planejamento institucional. Conforme o ex-diretor, o Ctism já operava com 100% de ocupação de seus espaços, o que inviabilizava a criação de novos cursos e a ampliação de laboratórios. “Havia uma demanda crescente por salas de aula e por ambientes adequados para aulas práticas, especialmente em função da abertura de novos cursos e do aumento do número de turmas”, disse.

Com área construída de 1,2 mil m² em dois pavimentos, o novo prédio passa a abrigar 14 novas salas de aula e laboratórios ampliados, o que permite melhores condições para atividades práticas, que exigem espaços seguros e adequados para turmas com muitos estudantes. Entre os ambientes previstos estão laboratórios de informática voltados a áreas como internet das coisas, um laboratório para fabricação de modelos e maquetes, além de um espaço dedicado à realidade virtual, tecnologia que já vinha sendo incorporada a projetos de ensino, pesquisa e extensão do Colégio.

Salas de aula e laboratórios compõem o novo espaço

Segundo Rafael, a construção exigiu um esforço coletivo e planejamento financeiro rigoroso, já que não houve aporte específico de recursos externos para a obra. “Foi necessário estabelecer prioridades e organizar um cronograma que permitisse executar o projeto ao longo de aproximadamente três anos, dentro das limitações orçamentárias da unidade”, salientou o ex-diretor.

Para ele, a entrega do prédio também representa um marco institucional para o CTISM, tanto pela modernização da infraestrutura quanto pelo legado deixado à comunidade acadêmica. “Cada novo espaço construído possibilita a criação de cursos, o desenvolvimento de pesquisas e a qualificação da formação dos estudantes. É um avanço importante para a educação pública e para a formação técnica e tecnológica oferecida pela UFSM”, afirmou.

Texto: Pedro Moro, estudante de Jornalismo e bolsista, e Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
Fotos: Daniel Michelon De Carli
Edição: Ricardo Bonfanti

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-72023

Publicações Recentes