Alunos da Pós em Informática têm trabalhos aprovados em eventos no Brasil e exterior

Trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Informática da UFSM foram aceitos para publicação na 10ª Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC) e na Applied Computing 2012. O primeiro evento ocorre de 1° a 3 de outubro, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O outro evento acontece de 19 a 21 de outubro, em Madri, com promoção da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Iadis).

ERRC – Os artigos aprovados neste evento são os seguintes:

CEP – Uma Proposta de Gerenciamento de Identidades em Cloud Computing Utilizando OpenAM e Captive Portal, de autoria dos mestrandos Andreia Rosangela Kessler Mühlbeier, Felipe Becker Nunes, Gleizer Voss, da professora Roseclea Duarte Medina, e de Samuel Stieler e Érico Marcelo Amaral.

Service Desk Móvel com Retenção de Conhecimento e Sensível ao Contexto, de autoria do mestrando Taciano Balardin e da professora Roseclea Duarte Medina.

Modelagem de uma Base de Conhecimento para o Monitoramento de Ataques, de autoria dos mestrandos Giani Petri e Tarcisio
Ceolin Junior e dos professores Raul Ceretta Nunes e Osmar Marchi dos Santos.

Ambiente de Acesso Seguro a Nuvem Privada: Uma Proposta Voltada à Rede da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), de autoria dos mestrandos Douglas Pires Borges e Maurício Sulzbach e dos professores Andrea Schwertner Charão, Roseclea Duarte Medina, e Benhur de Oliveira Stein.

Applied Computing – Nesta conferência internacional a realizar-se na Espanha foi aceito para publicação o artigo Multi Criteria Risk Prevention Approach (“critérios múltiplos para abordagem de prevenção de risco”). O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Computação Aplicada. O autor é Guilherme Vaz Pereira, egresso do mestrado em Informática, tendo co-autores o mestrando Fabrício Severo de Severo e a professora Lisandra Manzoni Fontoura.