CTISM inaugura novo prédio

O Prédio de Laboratórios do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) foi inaugurado nesta quinta-feira no campus da UFSM. Três salas de aula, sete laboratórios, duas salas de professores e um centro de processamento de dados fazem parte do prédio, que ocupa uma área de 2 523,94m² no campus da Universidade.

A construção do novo edifício durou dois anos, e o prédio vai atender aos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de Fabricação Mecânica e Redes de Computadores, bem como os demais cursos técnicos do CTISM. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,8 milhão, com recursos do Reuni. Além disso, o novo prédio recebeu equipamentos para os laboratórios, que foram adquiridos com recursos provenientes de um projeto especial financiado pela Setec (Secretaria de Ensino Técnico e Profissional do MEC).

O diretor do CTISM Rodrigo Cardozo Fuentes explica como esses novos laboratórios vão ser utilizados pelos alunos e professores, salientando que “aqui [no novo prédio] vai ter toda a infra-estrutura necessária para atender estes alunos que estão matriculados nestes cursos superiores”.

Apesar de a inauguração oficial ter sido nesta quinta-feira, este prédio já vinha sido usado pelo CTISM para algumas atividades há alguns meses. Anderson Pereira Colvero se formou este ano no curso superior de Redes de Computadores e conta que “a diferença sentida pelos estudantes com a mudança para o novo prédio foi muito grande, porque os cursos [superiores] começaram de maneira muito modesta, mas agora já existem salas de aula e os equipamentos e laboratórios foram montados de fato, já que antes eram de maneira improvisada ou com simuladores”.

O reitor Felipe Müller reconhece que a área física do CTISM tinha ficado pequena, devido ao aumento do número de professores e alunos dos últimos anos.

O CTISM tem 45 anos de atuação no ensino profissional e tecnológico, e atualmente conta com 70 professores, 30 servidores técnicos administrativos e mais de 2000 alunos matriculados (incluindo os alunos de EAD, que são aproximadamente 600 estudantes).

Repórter: Luciane Treulieb

Fotos e imagens: Ítalo Padilha