Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos de Gestão de Turismo participam de evento internacional



 

Nos dias 3 e 4 de outubro, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (Udessm) participaram do I1º Encuentro Internacional de Turismo de Rivera e do 2º Ciclo de Capacitaciones, que aconteceu em Rivera. O evento teve como objetivo principal aproximar os países que integram o Mercosul para planejar o Desenvolvimento Turístico desses países até a Copa do Mundo de 2014. Com a temática “Turismo Educa” o evento contou com a participação de autoridades da área turística dos países do Mercosul, bem como estudantes dos cursos de Turismo do Uruguai e do Brasil.

Outro objetivo do evento foi demonstrar a necessidade de apropriação dos agentes de turismo no que se refere à integração, tanto das universidades, empresas e poder público, quanto das culturas, através da Fronteira da Paz (Santana do Livramento/Rivera). Por esta razão, considera-se a importância deste evento, pois se conseguiu unir esses poderes e trocar informações importantes para o desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades, já que é através do Turismo que se ativa a circulação de riquezas entre os países.

Na manhã do primeiro dia, o grupo participou da Reunião das Mercocidades Turísticas que apresentaram o Projeto da Rota Tchê. Os secretários de Turismo dos países representados desejam trabalhar cada vez mais no Turismo de Fronteira para que possam ter o mesmo desenvolvimento que os países ‘hermanos’, como o Brasil, que tem tido um crescimento considerável neste setor econômico. Para este crescimento se faz necessário capacitar os profissionais de Turismo através de projetos internacionais que irão trabalhar o desenvolvimento turístico da fronteira com um novo centro de interesses e não precisar mais importar mão de obra de outros países.

Já pela tarde o grupo assistiu a palestras ministradas por palestrantes do Uruguai e da Argentina, que debateram o Turismo de convenções e o Turismo  de compras, sem deixar de abordar a importância da participação dos setores públicos e privados para se consolidar o turismo. De acordo com os palestrantes, não há como se pensar em turismo sem pensar no tripé turismo econômico, social e ambiental.

O turismo é um direito de todos e ao incrementar a atividade turística deve-se aumentar o potencial turístico das cidades, pois caso contrário, não é possível de se fazer turismo. As autoridades estimam um crescimento considerável no setor entre os anos de 2014 e 2015 e almejam que até lá o Uruguai esteja no circuito turístico. Os organizadores do evento desejam fazer do Uruguai um país especial e estão trabalhando na capacitação dos profissionais e das empresas para que haja uma união entre o setor público e o privado. O grupo vê no turismo uma significativa oportunidade de trabalho.

Na manhã do segundo dia, os alunos da UDESSM puderam apreciar quatro palestras com especialistas da Espanha, do Peru, da Costa Rica e de São Paulo, que abordaram o Turismo Cultural e Patrimonial, Turismo Social, Turismo de Aventura e Turismo Sustentável.  À tarde, o tema destaque foi o Turismo de Negócios no qual foi abordado o destino turístico de Rivera. A abordagem destas palestras visava enfatizar que o turismo é uma atividade comercial e que complementa a atividade social e econômica das cidades. Três palestras finalizaram o 1º  Encuentro Internacional de Turismo de Rivera, no qual representantes do México, da Argentina e do Uruguai abordaram desde as experiências dos índios Ticunas no Amazonas até o potencial turístico do Uruguai.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-7297

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes