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Arte e política é tema de seminário de Copesquisa



 

O 1º Seminário de Copesquisa em Arte: estratégias expansivas consiste em uma nova realização da Sala Dobradiça, grupo de artistas e produtores culturais independentes, e do Grupo de Pesquisa Arte e Design / CNPq, vinculado ao Laboratório de Pesquisa Arte e Design (LAD/UFSM), sob coordenação da professora Reinilda Minuzzi, com o apoio do Centro de Artes e Letras (CAL) e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. O evento acontecerá principalmente no Teatro Caixa Preta – Espaço Rozane Cardoso, com transmissão ao vivo pela web, nos dias 30, 31 de outubro, e 1 de novembro, e contará com palestras, oficinas e exposição em outros locais.

Originada do termo italiano conricerca (ROGGERO, 2010), copesquisa refere-se à formação de espaços de encontro que articulam fazeres, autonomia e teoria específicos em nível de organização produtiva; ao mesmo tempo que visa promover uma rede de saberes transversais. Deste modo, a “Copesquisa em Arte”,  proposta para este seminário, vem a estimular o contágio e a formação de ensejos comuns entre pesquisadores no campo da arte, abarcando conhecimentos poéticos, linguísticos e políticos.

Tendo como subtítulo “Estratégias Expansivas”, em referência ao livro do artista/pesquisador Michel Zózimo, sobre publicações de artista e espaços moventes, a primeira edição abordará proposições em arte e política que flexionam novos procedimentos, meios industriais/reprodutíveis, bem como planos de acesso e distribuição.

O evento é gratuito, e o certificado acadêmico é de 8h, mais horas de oficina/mini-curso.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sala.dobradica@gmail.com ou na sala 1338, a partir do dia 20 próximo. A coordenação solicita que o participante envie mensagem mencionando interesse de participação como ouvinte das palestras e/ou participante de oficina, lembrando que, no caso das oficinas,  as vagas são limitadas.

Exposição Coletiva – Dias 30 e 31 de outubro, como parte do evento, ocorre a exposição coletiva Módulo SD: publicações de artista, no hall do CAL. A exposição será realizada em um módulo expositivo construído com peças adicionais acrescentadas a peças de parte da estrutura modular do Espaço Recombinante (projeto da Sala Dobradiça inaugurada na mostra Continentes da 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul) que, recombinado, forma um Múltiplo SD em escala humana, referindo-se a outro projeto do grupo voltado à disseminação de arte em formato seriado. No interior da estrutura serão expostas propostas artísticas que articulam a linguagem do múltiplo e das publicações de artista, disponibilizando objetos seriados para serem trocados com o público. Cada proposta artística conduzirá um modo de câmbio não monetário, como estratégia expansiva do objeto artístico e da experiência.

Os artistas que participam da exposição são: Alessandra Giovanella, Desirée TIbola, Elias Maroso, Fernanda Gassen, Gabriel Araújo, Juliano Lopes, Michel Zózimo.

A programação completa é a seguinte:

 

 

Sobre os convidados

Barbara Szaniecki é doutora em Design pela PUC/RJ. Graduada em Comunicação Visual pela École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs. Atualmente é co-editora das revistas Lugar Comum (estudos de mídia, comunicação e cultura), Global/Brasil e Multitudes. No momento, desenvolve pesquisa de pós-doutorado, “Tecnologias digitais e autenticidade: o estatuto da imagem fotográfica na linguagem visual contemporânea”, na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. É autora do livro Estética da Multidão e participa da Rede Universidade Nômade.

Bruno Cava é blogueiro e escritor; graduado em engenharia e direito, mestrando em filosofia do direito pela UERJ, publica em vários blogs e sites e é autor do Blog Quadrado dos Loucos (quadradodosloucos.com.br), e participa da Rede Universidade Nômade.

Elcio Rossini explora em seus trabalhos diferentes meios e procedimentos para tratar o tempo e as relações entre forma e ação. Artista plástico, diretor teatral e cenógrafo. Suas performances foram apresentadas na 5ª Bienal do Mercosul (RS); Riocenacontemporanea (RJ); Sincretismo dos Sentidos (SP) e Palais de Glace (Buenos Aires). É professor da UFSM e Doutor em Poéticas Visuais pela UFRGS, desenvolve pesquisa sobre performance e videoperformance.

Fernanda Gassen é artista-pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais – UFRGS. Editora da Revista-Valise, publicação discente do PPGAV-UFRGS. Possui mestrado em Artes Visuais UFRGS e especialização em Arte e Visualidade, possui graduação em Desenho e Plástica/Bacharelado e Licenciatura pela UFSM.Recentemente realizou Residência Internacional: Programa de Artistas – Universidad Torcuato di Tella, Buenos Aires – AR (Bolsa- Ibêre Camargo).

Fernando Igansi é doutor em Comunicação e Semiótica, PUC/SP com a tese Design Computacional: comunicação do in-visível. Pesquisador no Laboratoire Paragraphe da Universidade Paris 8, França e do Grupo de Pesquisas Software Studies do Brasil (FILE Lab SP / UCSD – EuA). Professor Adjunto do Instituto de Artes e Design da UFPel, dedicando-se a pesquisas em Criações em Novas Mídias, seus meios de escrita e respectivos processos de leitura. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Guilherme Corrêa é doutor em Ciências Sociais-Política pela PUC/SP. Mestre em Educação pela UFSC e atualmente é professor da UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Ciência em interface educação-política a partir de temas contemporâneos, entre os quais se destacam drogas, sexualidade e arte como concorrentes indissociáveis, em ações de ensino, pesquisa e extensão na formação de educadores.

Helio Fervenza é doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris I Panthéon-Sorbonne, professor do Instituto de Artes da UFRGS e pesquisador do CNPq. Desenvolve propostas e atividades artísticas junto ao programa FPES – Perdidos no Espaço. Autor do livro O + é deserto. Atualmente é um dos artistas convidados da 30ª Bienal de São Paulo.

Michel Zózimo é artista-pesquisador e professor, possui Doutorado em Poéticas Visuais – UFRGS. Integra os Grupos de Pesquisa Veículos da Arte [UFRGS – CNPq] e Fotografia Ficcional: Experimentações na Arte Contemporânea [URCA – CNPq]. Possui Mestrado em Artes Visuais pela UFRGS e Especialização em Arte e Visualidade, Graduação em Desenho e Plástica/Bacharelado e Licenciatura pela UFSM. Vive e trabalha em Porto Alegre/RS. Artista mapeado pelo Rumos Itaú Cultural 2011-2013, recebeu recentemente o Prêmio CCSP Residência Artística  [HANGAR] – Barcelona [ES]. , e foi indicação [Primeira Etapa] Prêmio IP de Arte 2012 – Rio de Janeiro.

Teresa Cabañas é professora da UFSM, possui graduação em Letras – Universidad Central de Venezuela (1981), mestre em Teoria Literaria pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutora em Teoria Literaria pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado na Universidad Nacional de Córdoba (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira e hispano-americana contemporânea, poéticas anti-canônicas, representação e poesia moderna.

Oficinas –

Foto/Texto, com Fernanda Gassen (doutoranda UFRGS), dias 30 e 31 de outubro, das 14h às 17h, sala 1331 do CAL, com 15 vagas. Para participar é necessário câmera ou celular com câmera.

Sinopse: Vaguear entre imagem e texto, buscando acionar escrituras para subsidiar a invenção imagética é o objetivo desta oficina. Trata-se de uma oficina em duas etapas, a qual propõe um exercício entre fotografia e texto. A primeira delas origina-se de uma prática escrita a partir de uma fotografia. Desta forma, serão disponibilizadas imagens aos participantes, para que estes desenvolvam textos. Neste movimento inicial, a fotografia irá gerar um correlato escrito. Na segunda etapa, o texto gerado anteriormente será uma espécie de indicação ou instrução para a elaboração de uma nova fotografia. Neste segundo movimento, os participantes executarão uma ação inversa, onde o texto escrito torna-se imagem. Ao final, este duplo jogo entre imagem e texto será reunido em uma pequena publicação fotocopiada para cada um dos participantes. Este processo visa constituir um repertório de relações entre imagens e textos calcados em suas capacidades descritivas. Nesta medida, o exercício de deslocamento e trânsito entre a palavra escrita e a fotografia se articula para produzir formas de pensamento. Assim, o artifício da escrita como potência de formar imagens, em seu sentido descritivo, trata a esperança e o desejo de fazer fotografia.

Laboratório de monstros, com Bárbara Szaniecki (ESDI-UERJ), dia 30 de outubro, das 14h às 17h30min, na sala 1203 do CAL, com 25 vagas.

Sinopse: é uma oficina que propõe desenvolver algumas ferramentas conceituais para práticas ditas “criativas” – arte, design, arquitetura, etc – mais envolvidas com as questões das cidades em que vivemos. A partir de alguns arquétipos de monstros e de alguns antecedentes históricos, trata-se de uma proposta de reflexão (com possível aplicação prática) para pensar mestiçagem, hibridação e monstruação – muitas vezes estigmatizadas como “erro”, “defeito”, “problema” – como processos potentes da criação urbana.

Performance, vídeoperformance, com Élcio Rossini, dia 31 de outubro, das 14h às 17h30min, na sala 1229 do CAL, com 15 vagas. Para participar é preciso câmera fotográfica, com filmadora, e alguma ideia prévia de performance para ser estudada.

Sinopse: Apresentação dos conceitos de  atuação e nãoatuação. Introdução à ideia de performance. Orientação, elaboração e organização de propostas.

Para mais informações acesse www.facebook.com/saladobradica

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