Cobertura da rede wireless é ampliada na Casa do Estudante

Com o intuito de melhorar a disponibilidade de acesso à internet na Casa do Estudante Universitário (CEU II) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), o centro de Processamento de Dados (CPD) está trabalhando em um projeto para expandir e reestruturar as redes e os equipamentos do local.

Devido às diversas solicitações feitas pelos estudantes, bem como a necessidade de aprimorar a rede, a ideia inicial era aumentar a velocidade dos roteadores na área da CEU. No entanto, mesmo com o ajuste, a cobertura alcançada não seria suficiente pra atender a todos. O projeto visa, então, aumentar a cobertura através da instalação de dois roteadores por andar. Isso  eliminará os pontos cegos, melhorará a administração e identificará com maior rapidez os problemas com os equipamentos. O resultado esperado é um melhor desempenho do sinal.

O sistema antigo de distribuição de rede apresentava diversos problemas por haver poucos roteadores para muitos usuários, e também pela dificuldade na manutenção, já que os roteadores eram instalados dentro dos apartamentos. Agora, eles serão instalados nos corredores.

Nos blocos 20, 21 e 22 da Casa do Estudante, os novos equipamentos já foram instalados. A instalação iniciou no dia 26 de setembro e seguirá até que se cumpra a expansão planejada, dentro do prazo de 90 dias.

Na CEU I (no centro da cidade), está sendo feito um levantamento dos andares do prédio e da área, para dar continuidade ao projeto. No entanto, para o local, será necessário melhorar o link do centro com o campus da UFSM. Segundo o Diretor do CPD, Fernando Rocha, a proposta é chegar a 100 megabytes de potência para toda a rede.

Wireless institucional

A expansão da rede na Casa do Estudante é o começo de um projeto ainda maior: a wireless institucional, que tem o objetivo de modernizar e ampliar a cobertura, com a implantação de uma nova infraestrutura de rede sem fio em toda a Universidade. A rede wireless institucional será implantada, também, nas extensões da UFSM- o CESNORS e a UDESSM.

Repórter:  Franciele Varaschini e Karohelen Dias– acadêmicas de Jornalismo

Edição: Luciane Treulieb