Reitor realiza viagem a Portugal para aproximar UFSM e universidades estrangeiras

Em viagem a Portugal realizada na última semana, o reitor da UFSM, Felipe Martins Müller, cumpriu uma agenda de atividades, envolvendo assinatura de protocolos, intenções de cooperação, além de visitar as instalações de parques tecnológicos, universidades, incubadoras de empresas e indústrias de tecnologia, como o Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia da cidade de Oeiras e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), que já tem parcerias com a UFSM.

Na ocasião, Felipe Martins Müller retribuiu a visita recente do reitor do ISEL, José Quadrado, que veio a Santa Maria participar de evento internacional realizado durante a FEISMA. Em Portugal, os dois reitores firmaram um Termo de Cooperação Internacional entre as duas universidades.

O reitor da UFSM também esteve na cidade de Paços de Ferreira, município considerado a capital das indústrias de móveis de Portugal, sendo recebido pelo presidente do Conselho (prefeito). Felipe Müller visitou a indústria Swedwood Portugal, pertencente ao IKEA Industry Group da Suécia, que é a segunda maior fábrica de móveis da Europa, com sua linha de produção totalmente automatizada, e outras duas empresas inovadoras, na área de biotecnologia e têxtil.

Num encontro com entidades empresariais, políticas e universitárias, o reitor encaminhou parcerias futuras entre a UFSM e a Universidade do Porto. Também foi acompanhado do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro.

Em Aveiro, Felipe Müller foi recepcionado pelo reitor da Universidade de Aveiro, onde conheceu o projeto Aveiro Empreendedora, iniciativa que busca a consolidação da região de abrangência da universidade como pólo de desenvolvimento científico e tecnológico. O projeto atrai empresas de tecnologias inovadoras capazes de transformar resultado de pesquisa em PIB.

Segundo o reitor, a viagem pelas cidades portuguesas faz parte do esforço que a UFSM vem fazendo nos últimos anos para intensificar a sua inserção no cenário internacional. Por meio da participação ativa em projetos governamentais de amplitude mundial, como o Ciência Sem Fronteiras e, no âmbito da América do Sul, como a Associação das Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM).