Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

É dia de doar sangue!



Uma iniciativa dos Programas de Educação Tutorial (PETs) acontece nesta quinta-feira (22) a ação para doação de sangue, plaquetas e cadastros para doadores de medula na UFSM.

Doar sangue; uma ação simples, que dura pouco tempo e que pode ajudar muitas pessoas. Melhor ainda se o local de doação for até você, doador. Essa é a proposta do Projeto Circulação, que traz nesta quinta-feira uma unidade móvel de doação para o campus da UFSM.

O Projeto Circulação nasceu por uma iniciativa do PET Agronomia. Incentivado por professores associados ao Lions Clube Santa Maria Camobi, o grupo iniciou uma campanha de arrecadação de fichas de possíveis doadores, e a partir disso, contou com a participação de outros grupos PET da instituição para a criação do projeto.

A parceria foi feita com o Hemocentro Regional de Santa Maria, e visa principalmente à doação por parte do público jovem. A coordenação do projeto é da professora tutora do PET Agronomia, Elena Blume.

Nesta quinta-feira acontece a primeira ação do Projeto Circulação, que, além da doação de sangue, estimula a doação de plaquetas e cadastro para doação de medula. A unidade móvel de doação estará em frente ao prédio do Centro de Tecnologia (prédio 7) das 8h30min às 16h.

A intenção é que, depois da primeira, mais ações de conscientização semelhantes sigam ocorrendo. O Projeto Circulação conta com uma página na internet, e pode ser acessado AQUI.

Eu posso doar?

Podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 67 anos, que pesam no mínimo 50 Kg, que não estão em jejum e que tenham dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação.

Os menores de 18 anos deverão ter autorização dos responsáveis legais e serem acompanhados. Para quem já é doador há mais algumas regras: homens que tenham doado sangue há mais de 60 dias e mulheres que tenham doado há mais de 90 dias podem doar novamente.

Foto:

Tainan Pauli – Acadêmico de Ciências Sociais.

Repórter:

Natascha Carvalho – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8092

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes