Aprovados na UFSM comemoram na divulgação do listão

Na tarde desta quinta-feira (3), em solenidade realizada na Câmara dos Vereadores de Santa Maria, foi divulgada a listagem dos aprovados no Vestibular 2012 da UFSM. O concurso, realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2012, contou com mais de 43 mil candidatos para 4.361 vagas.

O presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), Celso Arami Marques da Silva, ressaltou a importância do momento da entrega da listagem: “O listão traz o nome das pessoas que ingressam na UFSM: uma universidade que se expande e que tem compromisso com uma sociedade mais igual”. Celso ainda falou sobre a não utilização das notas do Enem no processo, justificada pela não entrega em tempo hábil das notas pelo MEC.

Candidatos aguardavam a divulgação do listão na Câmara de Vereadores. Foto: Luciele Oliveira

Representando o reitor Felipe Müller, o diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Thomé Lovato, agradeceu a todas as entidades que ajudaram para que o vestibular se realizasse com sucesso, em especial à Coperves. Lamentou que a demanda da UFSM seja muito superior às vagas ofertadas, mas aconselhou aos candidatos que não foram aprovados neste ano que persistam em busca de seus sonhos e que fiquem alertas a possibilidade de vagas remanescentes nas quais o Enem poderá ser usado.

Maria Gabriela e a mãe comemoravam a aprovação em Odontologia. Foto: Luciele OliveiraApós a liberação do listão, as dezenas de candidatos presentes na Câmara de Vereadores correram para conferir os nomes dos aprovados. Pessoas como Maria Gabriela Couto que, acompanhada de sua mãe Adriana, confirmou sua aprovação no curso de Odontologia. Natural de Santa Maria, Maria Gabriela disse ter se preparado ao longo dos anos do Ensino Médio, pois o Sistema Seriado proporciona a ela a possibilidade de realizar as provas ao final de cada um dos três anos.

Jéssica foi aprovada no vestibular para Pedagogia. Foto: Luciele Oliveira

Quem também aguardava ansiosa para conferir sua aprovação era Jéssica Dias Silveira.
A jovem de 17 anos, que é surda , estava acompanhada de duas professoras da Escola Estadual de Educação Especial Doutor Reinaldo Fernando Coser, que também conferiam o desempenho de seus outros alunos. No fim, para a alegria da candidata, o nome de Jéssica era um dos que compunham o listão do curso de Pedagogia.

Eliza foi aprovada em Medicina Veterinária. Foto: Luciele OliveiraNa saída da Câmara, Eliza Ferreira da Rosa já providenciava a faixa de “BIXO 2013”. Aprovada no curso de Medicina Veterinária, a candidata estava na companhia de sua irmã e seu tio, que já lhe aconselhavam sobre os rumos a tomar na futura profissão: “Não se especializa em bichos pequenos, tem que ser grandes”, dizia o tio. Na sua segunda tentativa de entrar na UFSM, Eliza diz que não se atreveu a fazer a faixa antes da hora: “Não dá pra comemorar vitória antes do tempo”, afirmou ela.

Os bixos da UFSM agora têm que ficar alertas aos prazos da instituição. A confirmação de vaga deve ser feita de 14 a 18 de janeiro, pelo site do Derca. No mesmo período, deve ser feita a entrega dos documentos exigidos pela UFSM. A matrícula ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro de 2013. Confira aqui para conferir as orientações para confirmação da vaga e matrícula.

Fotos: Luciele Oliveira- Acadêmica de Jornalismo

Repórter: Julia do Carmo- Acadêmica de Jornalismo