Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia 8 de março, dia de luta



 

Comemora-se hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Para a celebração, o Gabinete do Reitor e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas promoveram pela manhã, através do Programa Transformar, uma palestra sobre gênero, mulheres e sociedade. O evento ocorreu na sala 218 do 2º andar da Reitoria, direcionado às servidoras da UFSM.

O evento iniciou com discurso da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vânia Fátima Barros Estivalete. A pró-reitora colocou que o objetivo da palestra seria questionar o papel da mulher no contexto atual, assim como seu papel profissional e pessoal, e o tempo que ela dedica a estes.

De acordo com Vânia, a ideia era promover um evento informal em comemoração ao dia 8 de março, data que representa a superação das desigualdades de gênero. A inserção feminina no espaço público é cada vez maior, o que acarreta, inclusive, uma nova organização familiar, mais coletiva. O aumento desta conquista dos espaços públicos é percebida, por exemplo, na quantidade de mulheres trabalhando em organizações militares, postos de combustível, ou em companhias aéreas, como pilotos. Em entrevista, a pró-reitora disse que o propósito do evento é homenagear as servidoras, e discutir a inserção da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. Com o crescimento da participação das mulheres, crescem os seus desafios. Vânia encerrou o discurso com um agradecimento aos presentes.

Em seguida, o reitor Felipe Muller deu sua palavra. Ressaltou a data como um dia de luta e de afirmação, e a importância de não haver distinção de gêneros, raça ou opção sexual em um ambiente como o da Universidade. O reitor finalizou sua fala com o reconhecimento do trabalho e do papel das mulheres na UFSM, manifestando satisfação por trabalhar ao lado de servidoras competentes. Também, parabenizou o trabalho da Progep.

A palestra foi então iniciada com a psicóloga Mauren de Vargas Minato, colaboradora do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e membro do Grupo de Pesquisa Saúde, Minorias Sociais e Comunicação.

Mauren fez uma retomada do século XIX, do sufragismo, e da segunda onda feminista nos anos 1960. Enfatizou como a construção da diferença de gêneros começa na infância e apresentou dados do IBGE que apontam que “quem assume e garante o funcionamento do cotidiano são as mulheres”.

A palestrante concluiu dizendo que a mensagem que desejava passar era de igualdade de gênero, e de reconhecimento mútuo entre as mulheres. A pró-reitora ainda colocou que, atualmente, há 353 mulheres ocupando cargos de gestão na UFSM.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical de Janu Uberti e Tiane Tambara, e um curso de Automaquiagem, oferecido às servidoras pelo grupo O Boticário.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-9282

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes